Início » Arquivos » Gadgets » Financie isso: o TEO é um cadeado que você abre e fecha com o seu smartphone

Financie isso: o TEO é um cadeado que você abre e fecha com o seu smartphone

Emerson Alecrim Por

É impressionante como sites de crowdfunding abrem espaço para as ideias mais incomuns. Uma das mais recentes delas é o TEO, um cadeado que pode ser usado para lacrar o seu armário na faculdade ou proteger a sua bicicleta, por exemplo, mas cuja abertura e fechamento é controlado a partir do smartphone.

TEO

Sim, a ideia é fazer com que você só consiga abrir o cadeado se acionar um comando na tela do seu dispositivo móvel. Nada de chaves físicas ou segredos numéricos, portanto. Em essência, tudo o que é necessário fazer é instalar o aplicativo do TEO e habilitar o uso do Bluetooth.

Não entrar em pânico ao perder ou esquecer as chaves em casa é uma das principais vantagens do projeto, mas os seus desenvolvedores apontam outra: por meio do aplicativo do TEO, você poderá compartilhar a “chave” do cadeado com outras pessoas, desde que elas também usem o app, é claro.

O mais interessante é que o compartilhamento pode ser limitado: dá para permitir a abertura do cadeado somente uma vez ou por um determinado intervalo de horas, por exemplo. Pode-se inclusive transmitir a chave pela internet, se você estiver distante geograficamente.

A OckCorp, desenvolvedora da iniciativa, garante que o app fornecerá ainda um histórico de atividades, indicando em um mapa por quanto tempo, quando e quem abriu ou fechou o TEO, por exemplo. Se você estiver controlando mais de um cadeado, o aplicativo poderá exibir relatórios individuais ou integrados.

Como não adianta muito ter um controle eletrônico sofisticado (supondo que o TEO realmente seja assim) se o cadeado não for fisicamente seguro, os desenvolvedores delegaram a fabricação do dispositivo à Heliox Technologies, que já trabalhou com equipamentos resistentes para uso militar.

A pergunta que não quer calar é: o que acontece se o dono perder o smartphone? A OckCorp não forneceu detalhes a respeito, mas explicou que uma nova chave eletrônica poderá ser fornecida a qualquer momento, inutilizando a primeira.

Por que é legal? Porque você pode contar com um cadeado sem se preocupar com chaves ou em decorar a sua senha. Além disso, é possível dar permissão de acesso a outras pessoas, mesmo que remotamente.

Por que é inovador? Porque centraliza o controle de acesso no celular, dispositivo que as pessoas levam para praticamente qualquer lugar. Por enquanto, o app funciona somente no iOS, mas uma versão para Android está a caminho.

Por que é vanguarda? A ideia não é necessariamente nova (o Open-Me, por exemplo, tem uma proposta semelhante com portas de garagem), mas pode servir de precedente para outras iniciativas do tipo, como acesso a quartos de hotéis.

Vale o investimento? Vale, mas para quem tiver mesmo algo importante a proteger. Para ter um TEO, é necessário desembolsar pelo menos 69 dólares canadenses mais 15 dólares de frete. A campanha acontece no Kickstarter até 7 de março deste ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Assis
kkkkkkkkkkkkkkkkk um produto altamente ridículo !!! imagine só um cara bebo já mau consegue andar sozinho que dirá ir no SmartPhone realizar tal fato.
Renato Assis
Cara você é um gênio kkkkkkkkkkkkkkkkk, e o cara que inventou isso um visionário fora pessoal onde não enxerga além do seu "mundinho"
José Adolfo
Ainda faltam quase 100k
portela.thiago
Bluetooth?? NFC seria uma escolha muito mais inteligente.
Antonio Veras
Imagina isso tudo aí e bêbado. rsrsrsrsrsrsrs
Leonardo Alves Araujo
Vamos ver, vou ter que instalar um app, ligar o bluetooth, configurar a bagaça toda, para poder utilizá-lo, depois vou ter que desbloquear o celular, ligar o bluetooth, abrir o app, localizar o cadeado e abri-lo, e agora eu pergunto, onde fica a praticidade?
Hawk
Isso é para quem tem dinheiro para jogar fora. Acho que pagar 70 dólares em um cadeado, apenas por causa da "vanguarda" de controlá-lo usando o telefone, é um pouco de exagero. Sem falar na bateria, que se acabar, você terá que arrombar. Lá na FAQ, eles informam que ainda estão trabalhando em um sistema para caso a bateria acabe.
Ayslan Dielf
Ia falar exatamente isso. Pq nao presta? Pq quando acabar a bateria do cadeado, acabou tudo :D
Juan Lourenço
Concluo que o cadeado tenha uma bateria interna que, se acabar, ferrou tudo :P
Julian Leno
http://i1.ytimg.com/vi/vLLjOSHxB9U/hqdefault.jpg
Marcos Silva Castanheira
E se acabar a bateria?
Vagner Alexandre Abreu
Isso é interessante para cadeados e fechaduras públicas, como a de maleiros e caixas postais. Se tiver um sistema bem seguro (se bem que nenhum sistema é seguro), seria uma boa alternativa para este tipo de coisa.
Flavio Henrique
Não confio deixar nem arquivos pessoais no celular, imagina a segurança da minha casa ou de outros bens de valor... Isso deve funcionar no canadá, aqui é praticamente (pra não dizer completamente) inútil.
Gabriel Machado
O mais legal desse cadeado é se tu for assaltado, além de levarem o teu Smartphone, tu vai ficar sem bicicleta até conseguir destravar a bagaça! Para lugares violentos isso daí não serve muito.
Marlon Pontes
se perder o cel então já era