Quão importante é um serviço de backup na nuvem? Aposto que muitos usuários estão se perguntando isso. Desde a madrugada de sábado, o superpopular Dropbox passa por diversas instabilidades que estão afetando a vida de quem quer simplesmente fazer um backup ou compartilhar arquivos por meio da nuvem. A empresa informou ao Tecnoblog que técnicos estão trabalhando para resolver o problema, mas uma parcela dos usuários ainda está com dificuldades.

Tudo começou com uma pane no site do Dropbox. A startup disse em um boletim que o problema foi causado por uma manutenção de rotina, sem entrar em detalhes sobre o que aconteceu. A previsão era de que tudo voltasse ao normal ainda no sábado, mas o problema persiste nesse domingo. O Dropbox afirma que os técnicos continuam trabalhando até que todos os usuários estejam com o serviço funcionando plenamente.

De acordo com a empresa, não houve vazamento de dados. No sábado alguns veículos da mídia especializada chegaram a dizer que ocorrera uma invasão nos servidores da Dropbox, mas a companhia nega tudo – disse que essa história não passa de um hoax, uma mentirinha para enganar os internautas. Também disseram que os dados continuam sincronizando normalmente, mesmo com a falha que prejudica o funcionamento tanto do site quanto dos aplicativos para celulares e tablets.

Dropbox com pau

Na tentativa de agilizar o reparo do serviço de nuvem, eles até desativaram a aba de fotos no site. Normalmente dá pra ver ali as últimas imagens enviadas pelo celular ou computador para a nuvem. A assessoria do Dropbox garantiu que o recurso voltará a funcionar muito em breve. Eu perguntei qual era a natureza da pane e se o Dropbox pretende reembolsar os usuários pagantes pelo tempo em que o serviço não está operando com 100% da capacidade. Assim que tiver uma resposta, vamos atualizar essa matéria.

Enquanto isso, tem gente aborrecida. Afinal, Dropbox é raio, estrela e luar. Não pode parar de funcionar!

Vale lembrar que existem outros serviços de envio de arquivos para a nuvem. A Microsoft é dona do SkyDrive, o Google tem o Google Drive e o SugarSync recentemente anunciou que só vai oferecer planos pagos.