Início » Arquivos » Negócios » Guerra de patentes: CEOs da Apple e Samsung marcam encontro para negociar uma trégua

Guerra de patentes: CEOs da Apple e Samsung marcam encontro para negociar uma trégua

Emerson Alecrim Por

Há dois acontecimentos recorrentes no universo da Samsung: o lançamento de novos aparelhos Galaxy e os atritos com a Apple, que envolvem principalmente patentes. Para tentar ao menos amenizar este último aspecto, os chefões de ambas as companhias concordaram em discutir uma “trégua” no próximo mês.

O encontro entre Tim Cook, CEO da Apple, e Oh-Hyun Kwon, atual CEO da Samsung, acontecerá no dia 19 de fevereiro, cerca de um mês antes de uma audiência judicial nos Estados Unidos que analisará (adivinhe!) uma disputa de patentes entre ambas as empresas.

Oh-Hyun Kwon

Oh-Hyun Kwon

É uma “toma lá, dá cá” que acontece em vários países: em dado momento, é a Apple alegando infrações por parte da Samsung; em outro, é a companhia coreana que faz a mesma acusação contra a empresa da maçã. Entre as consequências, estão a proibição da venda de determinados aparelhos em certas localidades e, principalmente, gastos com indenizações e recursos judiciais.

A mais marcante destas brigas teve seu desfecho cerca de um ano atrás, quando a Samsung perdeu um processo que a acusava de copiar o design de determinadas características do iPhone. A companhia se viu obrigada a pagar uma indenização de aproximadamente US$ 1 bilhão à Apple.

Tim Cook

Tim Cook

Não está claro qual lado tomou a iniciativa de procurar o outro para um acordo, mas, como estas disputas geram vitórias e derrotas para as duas companhias, é de se presumir que tanto a Apple quanto a Samsung estejam dispostas a hastear uma bandeira branca, ainda que por pouco tempo.

O primeiro passo foi dado no último dia 6, quando advogados de ambas as empresas realizaram uma reunião que, provavelmente, viabilizou o encontro de Tim Cook com Oh-Hyun Kwon.

Mas é prudente não ter muitas expectativas em relação a este evento. Os líderes de ambas as companhias chegaram a se reunir pelo menos duas vezes em 2012 com o mesmo objetivo, mas falharam nas negociações de todas as ocasiões.

Com informações: Business Insider

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Roland
Eh só a Samsung deixar de ser cara de pau, parar de copiar o iPhone e ser independente.