Desde novembro de 2013, nós (achamos que) sabemos da existência do Normandy, um celular de baixo custo da Nokia que rodaria uma variante do Android. Agora, o @evleaks publicou três imagens da possível interface que a finlandesa usará no aparelho. Elas revelam um celular dual SIM com apenas um botão frontal e um visual profundamente modificado, que não lembra em nada o Android desenvolvido pelo Google.

Nenhuma das três imagens mostra elementos que remetem ao Android; é até difícil acreditar que aquilo realmente é um Android. A tela de bloqueio, por exemplo, exibe características que parecem ser inspiradas no Windows Phone e na linha Asha.

nokia-normandy-android

Uma das telas mostra uma screenshot do aplicativo do Skype, algo que não existe hoje nos celulares Asha, o que poderia ser um diferencial em relação aos outros aparelhos baratos da Nokia. No entanto, com o Lumia 520 sendo constantemente vendido por preços abaixo de R$ 400, é difícil imaginar como o Normandy se encaixaria na linha de produtos da empresa.

Na imagem do meio, uma ligação está em andamento e há uma foto da pessoa que está sendo chamada. Nada de outro mundo, mas uma olhada de perto na screenshot mostra informações curiosas, como a qualidade da rede e um botão para fazer uma “chamada regular”. Parece um recurso ou aplicativo de VoIP (atualização: é o Viber).

O The Verge diz, citando informações de “funcionários da Nokia”, que a empresa planeja lançar o Normandy ainda este ano, como um aparelho equivalente aos Asha, mas com suporte a aplicativos comuns em smartphones. Isso não significa que eles teriam acesso ao Google Play (os tablets Kindle Fire, por exemplo, só possuem acesso à loja da Amazon), mas aparentemente seria um bom upgrade em relação ao limitado ecossistema dos Asha. Vamos aguardar.