O Yahoo está se movimentando mais uma vez pelos domínios do Google no Android. O gigante da web anunciou a compra do launcher Aviate, um software bastante interessante que se propõe a ser uma “homescreen inteligente” para todos os celulares com essa plataforma. Para comemorar, qualquer pessoa pode baixá-lo diretamente da Google Play. É preciso inserir o promocode “YAHOO” para ativar o aplicativo.

O anúncio oficial foi feito pela CEO Marissa Mayer (sempre ela!) durante a CES 2014. Ao que parece, a feira de eletrônicos está cheia de anúncios relacionados a outros mercados – vários do Yahoo, por sinal. Mas voltando ao Aviate: logo depois disso, o gigante da web soltou uma nota dizendo que a equipe por trás do software conseguiu “criar um produto que muda a forma como os usuários interagem com os dispositivos Android deles ao conectá-los com as informações que, naquele momento, são as mais úteis”.

Aviate na primeira tela do dia

Aviate na primeira tela do dia

Já tinha usado o Aviate antes, mas não me adaptei muito bem. A premissa é de que o launcher te mostre as informações mais importantes, os aplicativos mais relevantes e também outras ferramentas, baseando-se no horário e no local em que você está. Maroto, não?

Por exemplo, bem agora no momento em que escrevo esse texto (21h38 da terça), o Aviate mostra a tela “Night Time” com uma foto, alguns aplicativos e recomendações de alguns locais aqui por perto. A integração com o Foursquare é importante para dizer que a pizzaria Dona Mariana merece a minha atenção. Com um gesto de deslizar os dedos e eu consigo fazer o checkin no estabelecimento – caso estivesse lá.

Parece que a intenção do Yahoo é usar as tecnologias do Aviate para entregar o conteúdo produzido pela companhia para os milhões de dispositivos com o sistema Android. Um dos exemplos dados é a exibição das cotações da bolsa de valores logo no início do dia, “em vez de te forçar a abrir o aplicativo de finanças”.

Vale lembrar que o Google Now funciona mais ou menos com a mesma pegada. Se você informa para o buscador quais são as empresas do seu interesse, ele passa a mostrar sempre que o Now é acionado.

Além da tela de “Night Time”, o Aviate também tem telas distintas para quando o usuário está no trabalhando ou “indo para algum lugar” (“Going Somewhere”). As informações se modificam dependendo de signos capturados pelo Wi-Fi, GPS, acelerômetro e daí por dia. É uma verdadeira tentativa de deixar o smartphone mais esperto do que estamos acostumados. Uma máquina que entende o dono e tenta ajudá-lo a fazer as coisas ou mais rapidamente, ou com uma experiência mais prazerosa.

Agora é esperar para ver o que o Yahoo pretende fazer com o Aviate. Antigamente, os criadores do app disseram que havia o interesse de produzir uma versão para iOS. Dadas as dificuldades inerentes ao ambiente da Apple, é bem difícil de prever que alguma empresa consiga lançar um launcher sem ser por meios menos convencionais (como o Cydia para iPhones que passaram pelo jailbreak).

A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em cada período do dia

A proposta é exibir as informações mais interessantes e úteis em cada período do dia

O valor do negócio não foi divulgado.

Outros lançamentos do Yahoo hoje foram o portal de tecnologia Yahoo Tech, comandado pelo ex-NYT David Pogue (um dos jornalistas de tech mais respeitados, sem sombra de dúvida) e o Yahoo Food, um site em formato de revista voltado para alimentação. Marissa Mayer também anunciou um aplicativo para consumo de conteúdo chamado News Digest – está na App Store da Apple. A companhia também mostrou uma nova plataforma de anúncios online que funciona integrada com os posts do Tumblr. Como você pode ver, Yahoo bombou na CES 2014!

Obs.: Queria fazer algumas capturas de tela do Aviate no meu celular, mas o botão de Power resolveu não funcionar mais. Pois é.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Duarte
Muito bom. Muito bom ^^
felipe.dveroneze
Alguém teria um convite para me enviar? [email protected]
Fellipe Bardini
Testando no S4, vamos ver se roda legal e se a bateria vai aguentar mais de 12hrs (tsc...tsc) Interface muito boa.
Thássius Veloso
Exato, Ayslan. Eu estou aqui apanhando porque o Aviate agrupa alguns aplicativos que eu nunca uso, mas ao mesmo tempo deixa de exibir naquele menu de apps por categorias alguns softwares que eu consulto toda hora.
Ayslan Dielf
Aqui funcionou normal, eh interessante, mas a curva de aprendizado tem cara que eh muito grande...
Mike Metralha
Tô precisando melhorar meu inglês mesmo... rs Valeu!
Fabricio Neves
Drena uma bateria monstra. Desinstalando já...
Thássius Veloso
Acho que é apenas em inglês – para tristeza de muitos.
Mike Metralha
Estou usando no meu SGS3, mas ainda acho meio confuso. Não estou me acostumando com a disposição dos icones e também não consigo utilizar widgets como o do Twitter e Foursquare. Tem como deixar em português ou é apenas em inglês?
Mike Metralha
Eu baixei ontem e utilizei "YAHOO". Funcionou de boa.
Thássius Veloso
Não funcionou o promocode "YAHOO"? Na noite de ontem (07/jan) funcionou aqui comigo.
Erlon Vieira
Interessante esse launcher parece mais leve , comecei a usar hoje no galaxy s 2 vamos ver como funciona, pelo menos para dar um descansada da touchwizz
EFG
Ia mandar umas screenshots, porém o Aviate requer convite. Então deixa pra lá. :p
Marcelsm2010
É bom saber que o Aviate ganhou notoriedade. Estou utilizando o launcher há um bom tempo já, hoje acho indispensável, até mais pela interface simplificada do que pelos recursos de localização citados. Espero que agora nas mãos do Yahoo - e em versão definitiva - o Aviate continue sendo uma boa opção de launcher e seja cada vez mais aprimorados, afinal, até o momento nenhum outro launcher tinha me agradado o suficiente para abandonar a interface nativa do Android.