Kaveri, a nova geração de APUs da AMD, chega na próxima semana

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Já faz tantos meses que a AMD começou a divulgar a linha Kaveri – codinome para a sua quarta geração de APUs – que causaria estranheza se a empresa não confirmasse a novidade durante a CES 2014, tal como previsto. No evento, a companhia revelou que os primeiros dos novos chips chegarão ao mercado a partir do dia 14 de janeiro. Não era sem tempo!

Considerando os seus recursos, as APUs Kaveri têm tudo para serem bem recebidas. Entre as suas características estão fabricação com tecnologia de 28 nanômetros, uso do socket FM2+, GPU Radeon R7 (Radeon R5 nos modelos mais econômicos), núcleos Steamroller e suporte ao padrão PCIe 3.0.

kaveri

Também merece menção a inclusão da tecnologia hUMA (heterogeneous Uniform Memory Access) que, basicamente, unifica o acesso à RAM tanto pela CPU quanto pela GPU. Assim, toda a memória fica disponível para ambos, não havendo partes dedicadas exclusivamente a cada componente. De acordo com a AMD, esta técnica melhora o consumo de energia e otimiza o desempenho da APU.

O mérito da performance é compartilhado com a HSA (Heterogeneous System Architecture), uma arquitetura com a qual a tecnologia hUMA se associa. Com ela, uma tarefa não precisa ser otimizada para rodar com a CPU ou com a GPU; a própria arquitetura se encarrega de definir qual componente é mais apropriado para determinada atividade. Segundo a AMD, os chips Kaveri são os primeiros totalmente compatíveis com a tecnologia.

A nova geração de APUs deverá ser composta por, pelo menos, seis modelos. O primeiro e mais sofisticado deles é o A10-7850K, um quad-core de 3,7 GHz (4 GHz em modo Turbo), cache L2 de 4 MB, GPU R7 de 720 MHz (com arquitetura Graphics Core Next), 512 stream processors e TDP de 95 W. O segundo deverá ser o chip A10-7700K, que difere do primeiro pela frequência de 3,4 GHz (3,8 GHz no Turbo) e pelos seus 384 stream processors.

Primeiros Kaveri

Estes chips chegarão ao mercado a partir de 14 de janeiro deste ano, como já informado, quando conheceremos seus preços e, possivelmente, teremos uma noção mais clara de quando os demais modelos serão lançados.

De modo geral, parece haver uma certa parcimônia em torno destes lançamentos, mas há um motivo para isso: mais do que as expectativas de vendas, a AMD sabe que a linha Kaveri é importante para mostrar que a companhia está “viva” e, sendo esta a primeira grande atualização de arquitetura desde os processadores Bulldozer, que ainda é capaz de inovar. A gente espera que sim.

Com informações: ExtremeTech, Tom’s Hardware

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados