Início » Arquivos » Ciência » Físicos tentaram encontrar rastros de viajantes no tempo na internet, mas não tiveram sucesso

Físicos tentaram encontrar rastros de viajantes no tempo na internet, mas não tiveram sucesso

Emerson Alecrim Por

Não é de hoje que a humanidade sonha com uma máquina do tempo, Hollywood está aí para provar. Mas, você já parou para pensar que pessoas do futuro podem finalmente ter criado um artefato do tipo e estão aqui nos visitando? Dois pesquisadores ficaram encucados com esta hipótese, tanto que resolveram utilizar a internet para encontrar possíveis indícios.

Pode parecer ideia de quem faz uso de substâncias oriundas de determinadas plantas inofensivas, mas Robert Nemiroff e Teresa Wilson, físicos da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos, levaram a questão tão a sério que até publicaram um estudo a respeito. A ideia surgiu numa discussão durante um jogo de baralho, garante o primeiro.

No documento, a dupla explica ter pesquisado em serviços de buscas e redes sociais como Facebook e Twitter por termos relacionados a dois acontecimentos recentes: a descoberta do cometa ISON e a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco.

Neste ponto, talvez você já tenha entendido a metodologia: encontrar postagens que confirmem tais acontecimentos que tenham surgido antes de sua efetiva ocorrência. Dada a imprevisibilidade destes fatos, as chances de alguém que tenha acertado alguma previsão relacionada ser do futuro são grandes, portanto.

back_to_the_future

A dupla afirma ter feito um trabalho exaustivo, mas infelizmente não encontrou qualquer citação sobre o cometa ISON anterior a 21 de setembro de 2012, data de sua descoberta. Em relação ao Papa Francisco, escolhido como tal em março de 2013, houve uma única menção deste nome em um blog, mas que mais aparenta ter sido acidental do que “profética”.

Não satisfeitos, os físicos criaram as hashtags #ICanChangeThePast2 e #ICannotChangeThePast2 em setembro de 2013 e pediram para que viajantes no tempo as respondessem antes do referido mês, mas não houve qualquer retorno.

O insucesso da pesquisa, porém, não fez com que os físicos descartassem totalmente a possibilidade de viagens no tempo. Uma das razões sugeridas por eles é que pode ser fisicamente impossível ao viajante deixar rastros de suas passagens; de igual forma, pode ser impossível para nós encontrá-los.

Outra hipótese é que as pessoas do futuro tomam todos os cuidados necessários para não serem identificadas ou simplesmente não tenham feito qualquer manifestação sobre os assuntos pesquisados. Por isso, você pode manter as esperanças: no que depender da dupla, a busca continuará.

Com informações: Phys.org

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Danison
agora a porra ficou séria !
Mauricio Junior
Legal a sua ideia. Mas acho que isso geraria um paradoxo quântico onde se alguém aparecesse isso seria a razão pela qual alguém sairia correndo para construir uma máquina. Ou seja a maquina no futuro só foi criada por um evento que teve origem no futuro
portela.thiago
"A não ser que você não acredite no uso recreativo das mesmas drogas que defende…. Aí, amigo, quem tem que melhorar a pesquisa/fonte é você. Possivelmente até no globo repórter…" Ouch
Josiel Hen
Ta aí mais uma boa ideia de filme pra Hollywood se apoderar ;)
Janderson M. Felix
Carlos Eduardo Fantin ou será que sim? Vai saber.
Carlos Eduardo Fantin
Thiago Norio Bassoli Ninguém apareceu pra festa do Stephen Hawking =\
Thiago Norio Bassoli
Carlos Eduardo Fantin > Vi essa reportagem na TV a Cabo ... pelo que vi nao tiveram sucesso (ou por algum motivo, estão guardando o segredo.... rs)
Carlos Eduardo Fantin
Stephen Hawking fez algo parecido. Não foi um pronunciamento mas foi um estudo que ficou muito famoso e que é t´ópico nas conversas sobre o assunto.
Marco Antonio
Boa !
Gabriel Menossi Suriano
Giovani Milchareck E como vc pode saber esse evento na verdade é o que aconteceu, e se ninguém fizer isso, o futuro será alterado?
Fernando Garcia
Cara, acho que esse foi o melhor comentário que eu já lí na vida ...
Mateus Borges
Vitor Reinaque Nha, eu sei que é medicinal e pode ser um tratamento para uma quantidade alta de doenças psicológicas. Mas, hey, você sempre tem duas opções: Levar as brincadeiras na brincadeira e não ser o cara que enche o saco por conta de uma piada. Ou ser o cara que se sentiu ofendido quando uma piada não direcionada a ele foi feita. A piada não é preconceituosa... A não ser que você não acredite no uso recreativo das mesmas drogas que defende.... Aí, amigo, quem tem que melhorar a pesquisa/fonte é você. Possivelmente até no globo repórter...
Vitor Reinaque
Quando você fez esse comentário, você tinha duas opções. A primeira era pesquisar o que falei para ver se tinha algum embasamento cientifico, ai então você poderia fazer algum comentário construtivo, concordando ou discordando. Já a segunda era o comum, apelar para o sarcasmo ignorante e preconceituoso, sem pesquisar, simplesmente postando para mostrar sua "sagacidade". Sua escolha foi óbvia, o que mostra que tipo de pessoa você tende a ser. Não se preocupe, quando o assunto for abordado pelo Globo Repórter, quem sabe mude de opinião.
Renato Cron
se eu pudesse viajar no tempo, não estaria no ~viajando~ na internet ! imagina quantas coisa novas podem existir no futuro realmente distante!
Bruno Giordane
"Pode parecer ideia de quem faz uso de substâncias oriundas de determinadas plantas inofensivas" pode ? ou é ?
Exibir mais comentários