Há cerca de três meses, a própria Valve deu um gostinho de como é usar o Steam Controller com alguns jogos do PC. Na demo, foram mostrados Portal 2, Civilization V, Counter Strike e Papers, Please, todos funcionando muito bem, obrigado.

Com a chegada dos protótipos de Steam Machines e do controle para alguns sorteados, dá para vê-lo em ação em outros jogos. O dono do canal Trial By Game foi um dos que subiu vários vídeos mostrando alguns que funcionam e outros que não recebem o controle da Valve tão bem.

Em Dota 2, é meio deprimente assistir às tentativas do jogador. Por fim, ele acaba dizendo que até dá para jogar, mas é preciso se dedicar a aprender como usá-lo, e não estava sendo nada divertida a experiência:

Em outro vídeo, ele joga Typing Of The Dead: Overkill e a experiência é quase hilária. A graça do jogo é ir digitando enquanto os zumbis se aproximam – cada tecla é um tiro – , mas, com o Steam Controller, é aberto um menu de pausa para inserir as letras. Todo o dinamismo do jogo é perdido:

Já em Surgeon Simulator 2013, que já é um jogo com controles meio complicados no mouse e teclado, surpreendentemente não parece ser tão difícil:

Em Bastion, depois de acertar a configuração, o jogador diz que a experiência também é bem agradável:

E, em Civilization V, o problema apontado é o tamanho dos ícones e da fonte do jogo numa tela mais distante. Quanto ao controle, é perfeitamente possível jogá-lo, mesmo sem ser funcionário da Valve:

Superficialmente, o que dá para perceber é que o grande problema do Steam Controller é a dificuldade a se adaptar aos padrões em cada jogo – compreensível, já que ele foi feito para funcionar com tudo quanto é tipo de PC game e não dá para padronizar todos os comandos. E não são todos os jogos que os têm facilmente assimilados, ainda mais os que dependem tanto de um teclado e um mouse e exigem mais agilidade, como os MOBA.

Mas tudo pode ser aprendido e, com poucas semanas de controle nas mãos de alguns poucos gamers, é cedo para afirmar se o Steam Controller vai se provar um substituto tão bom para teclado e mouse. Ainda mais se tratando de uma versão beta: o feedback dos jogadores é, neste momento, o que a Valve busca. Então, na versão final do controle, que deve ser lançada em 2014 com as Steam Machines, esses percalços podem estar todos superados e a experiência ser bem diferente da observada nos vídeos.

Com informações: Kotaku Brasil

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Alex
Henrique Dourado pois é, sempre vai ter game que vai precisar de teclado+mouse, mas nos outros casos tem o controle. Como eu prefiro jogar na sala de estar, meu PC tá sempre ali conectado e jogo a grande maioria de jogos com controles tradicionais na boa. Antes de comprar esse Steam Controller quero fazer um test drive pra ver se tem vantagem mesmo em relação aos tradicionais.
Henrique Dourado
acho meio ignorancia falar que o steam controller veio para substituir o mouse e teclado, ja que as steam machines são feitas para serem usados na sala de estar posso até dizer que este controle foi feito para ser uma opção mais precisa ao controles tradicionais, mais não vejo a valve empurrando este controle para o PC gamer, e sim para o Console gamer !
Henrique Dourado
acho uma evolução este controle, games com CIV são impossiveis de serem jogados com os controles tradicionais, tanto que não existe games deste tipo em consoles ! eu dei uma olhada no video de pain killer e metro last night que são FPS e é muito boa a experiencia ! olhei tb o video do street fighters 4 e ficou file ! o cara jogava de boa !
Carlos Alex
No caso de DOTA me pareceu que alem dele não estar acostumado com o controle, ele não sabia nem como jogar. Aí realmente fica dificil. Mas você falou a verdade, é complicado adaptar o controle a todos os jogos anteriores a ele.
Rodrigo Badin
O typing of the dead seria facilmente consertado se criassem um teclado swipe na tela quando utilizado o controle.
Ernâni Machado Alvarenga
Os novos jogos devem vir otimizados para esse controller, aí a coisa fluirá melhor. Claro que tem jogos que o cara vai ter que puxar um teclado e mouse...