2013 não foi um ano fácil para a BlackBerry, e segurar as finanças da empresa está aparentemente se tornando uma tarefa cada vez mais complicada. Tanto que, prevenindo o encalhe nas lojas, a empresa anunciou que cancelou o lançamento de dois smartphones que estava desenvolvendo.

Os aparelhos nem chegaram a uma versão final ou a ganhar um nome comercial, ficando com os codinomes Café e Kopi. Também não há fotos ou especificações divulgadas, só a informação de que eram aparelhos low-end destinados aos mercados emergentes.

Os aparelhos mais recentes que a empresa lançou são os mais avançados Z30 e Z10 – este último chegou ao Brasil por exorbitantes e dificilmente justificáveis R$ 2.499.

blackberry-z10-teclado

A decisão de não colocar mais aparelhos no mercado é uma ação motivada pelos resultados da BlackBerry neste ano. No segundo trimestre fiscal, 1 bilhão de dólares foram perdidos em aparelhos encalhados; no terceiro, foram 1,6 bilhões de prejuízo pelo mesmo motivo.

O relatório liberado na semana passada, que traz a informação do cancelamento dos dois smartphones, fala de prejuízos totais de 4,4 bilhões de dólares e venda de apenas 1,9 milhões de aparelhos neste último período. A boa notícia para os acionistas, que elevou as ações em 15,5% naquele dia, é a parceria com a Foxconn para produzir o hardware de novos smartphones. Será que, em 2014, a BlackBerry terá um ano mais tranquilo?

Com informações: The Wall Street Journal

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Coimbra de Araújo
Para quem não leu... BBM é eleito por organizações como aplicativo para comunicação e colaboração móvel; Os presentes de Natal continuam na Blackberry World; (Foram 25 apps, jogos e/ou vídeos distribuidos gratuitamente do dia 01 a 25 de Dezembro de 2013); BES 10 continua crescendo em todo o mundo; BBM recebe atualização com BBM Channels; Blackberry World destaca os melhores apps para viagens; Financial Technologies (India) Limited aumenta sua frota de BB10 e investe em BES 10; Blackberry World coloca em destaque super jogos da Gameloft; Blackberry apresenta vídeo do novo Porsche Design; Empresas da Alemanha estão migrando para o Blackberry Enterprise Service; Australian Transport Safety Bureau migra para BES 10; Aplicativos e Jogos gratuitos em destaque na Blackberry World; NCG Banco de Madri na Espanha escolhe Blackberry Enterprise Service 10; Blackberry recebe investimento de US $1 Bilhão de dólares e desiste da venda; BBM consegue 20 milhões de novos usuários na primeira semana; Da onde vieram estes títulos e notícias tem muito mais.... Infelizmente, passou "batido" aqui no Tecnoblog. Apenas para lembrar que BB teve muitas outras notícias boas este ano.
Tiago Coimbra de Araújo
Sugiro a todos que queiram conhecer a real situação da Blackberry, assim também como o que houve de novidades no ano de 2013, que procurem por sites especializados em Blackberry, porque aqui, só sairão "notícias" ruins.
Diego Nei, MBA, PMP®
A ideia da parceria com a Foxconn é exatamente essa. Aparelhos mais baratos. A BlackBerry vai focar no mercado empresarial enquanto a Foxconn ataca "o povão".
Diego Nei, MBA, PMP®
Eles cancelaram sim os dois modelos, mas ninguém deu a razão oficial. Leve em consideração também que existe uma parceria de 5 anos fechada com a Foxconn (que agora é a única empresa montadora de smartphones BlackBerry) onde eles terão liberdade para desenhar e montar aparelhos – o primeiro deles, um BB10 3G de baixo custo para o mercado da Indonésia. Esse é um motivo bem mais provável.
Josiel Hen
Não.
glaubersilva
A BlackBerry devia lançar smartphones baratinhos pra ganhar espaço no mercado, como a Nokia fez. E pra diminuir o prejú com o Z10, imagina que legal se eles desses um corte gigantesco no preço dele só pra galera voltar a se interessar por ele e pela marca. Ia ser um bom recomeço.
Leonardo Domingues
Agora só falta cancelar os outros que estão no mercado.
kantaro
Agora o Z10 está por R$1.299 pelo e-commerce, hehehe.