O ex-consultor de segurança da NSA e delator do esquema de espionagem dos Estados Unidos disse que não quer trocar informações sobre o monitoramento pelo asilo político no Brasil. Edward Snowden deu neste domingo (22) uma entrevista ao Fantástico, da Globo, em que afirma que quer colaborar com as autoridades brasileiras, mas sem esse toma lá, dá cá.

A entrevista foi feita por escrito e com a ajuda do advogado de Snowden, baseado em Nova York. Nós continuamos sem uma entrevista ao vivo com ele, mas o que tem para hoje são as declarações obtidas pela jornalista Sônia Bridi.

Snowden para Globo

“Eu nunca vou trocar informações por asilo e não acho que o governo do Brasil faria isso. Uma concessão de asilo deve ser sempre uma decisão puramente humanitária, e a carta foi muito clara neste ponto: eu nunca vou cooperar com qualquer um fora dos termos da lei e das maneiras apropriadas.” – Eis um dos trechos da entrevista de Snowden.

Ele faz referência direta à carta direcionada ao povo brasileiro que causou confusão na semana passada. O jornal Folha de São Paulo publicou que Snowden preparou a mensagem porque queria morar no país. Em seguida, o jornalista que revelou o escândalo, Glenn Greenwald, usou as redes sociais para desmentir o jornalão.

Em outro momento, ele tambem disse que viria morar no país se o governo oferecesse: “Claro! Se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso”. Fica a dica para a presidente Dilma Roussef.

Dá pra assistir à entrevista completa no site do Fantástico. Entretanto, somente essa questão do asilo chamou a atenção. Snowden não mostrou novos casos de espionagem contra o Brasil e os brasileiros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados