Nós já falamos bastante aqui sobre a importância que os eSports vêm ganhando no mundo (e no Brasil, por que não). Felizmente, o gênero consegue cada dia mais popularidade e respeito, resultado da batalha árdua diária dos jogadores. E o trabalho é tão, tão duro, que alguns abdicam de estudos, trabalho e sonhos paralelos. Melhor dizendo, não abdicam, mas adiam.

Prova disso foi o anúncio da aposentadoria de Kim Kyeong Deok, conhecido na comunidade de StarCraft II como Duckdeok, para que possa se dedicar aos estudos. O curioso é que o sul-coreano, campeão da WCS Europe Season 2, tem apenas 18 anos e compete profissionalmente pelo time MVP há quatro. Duckdeok fez o anúncio por seu Twitter, contando que está na hora de se dedicar aos estudos, abandonados para dar lugar à enorme carga horária de treinamento dos campeões do jogo.

duckd

Em entrevista ao site coreano Daily eSports, Duckdeok disse que seus planos para terminar o colegial deveriam se cumprir logo após a segunda temporada da WCS 2013, na ultima edição da Blizzcon, o que acabou não acontecendo graças à sua vitória no campeonato. Numa final como a da WCS, os jogadores faturam até US$ 20 mil, o que explica em partes toda a dedicação com que encaram a profissão. Não é nada incomum encontrar, nesse meio, quem tenha deixado o emprego ou trancado a faculdade para focar exclusivamente em StarCraft.

StarCraft é conhecido no meio dos eSports como um dos jogos que mais exigem de seus profissionais. Além da precisão e técnica, que também são exigidos em MOBAs como League of Legends, o game da Blizzard também requer velocidade nos movimentos, as chamadas APMs (ações por minuto). Graças à elas, muitos jogadores precisam de períodos “sabáticos”, em que se recompõem para tratar os tendões e nervos das mãos. Doideira!

E, por falar nisso, nossa querida Blizzard resolveu presentear seus fãs neste final de ano e estender a promoção da Black Friday até o dia primeiro de janeiro de 2014. Então, caso você queira tentar a vida de campeão de Starcraft, ainda dá pra comprar o jogo original e sua expansão, Heart of the Swarm, com descontos de até 50%.