Você já assistiu a uma temporada inteira de um seriado em um único final de semana ou, ao menos, viu vários episódios em sequência numa madrugada qualquer? Pois saiba que esta prática não só é mais comum do que a gente pensa como também vem crescendo com o surgimento de serviços de streaming. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Netflix.

Nos Estados Unidos, o fenômeno tem até nome: binge watching. De acordo com a Harris Interactive, empresa responsável pelo levantamento, esta prática começou com a venda de séries em DVDs, mas virou um aspecto quase cultural depois que as pessoas perceberam o poder de escolha e independência dos canais de TV que têm com o streaming.

As estatísticas de acesso da própria Netflix já mostram a predileção por assistir episódios em sequência. Mas a empresa estava interessada em saber se este comportamento gera, por exemplo, algum sentimento posterior de culpa (a título de curiosidade: o nome binge watching deve ter relação com um distúrbio alimentar conhecido por aqui como compulsão).

Netflix brasileiro no PlayStation 3 (foto: Rafael Silva / Tecnoblog)

A constatação da pesquisa indica justamente o contrário: ela foi feita com pouco mais de 3 mil adultos norte-americanos, sendo que quase 1.500 se identificaram como adeptos do binge watching; 73% destes disseram se sentir bem com as maratonas, tanto que 61% deles reconheceram que o fazem regularmente.

Para Grant McCracken, antropólogo contratado pela Netflix para avaliar a pesquisa (para você ver como o assunto todo foi levado a sério), há uma boa razão para isso: se concentrar em um seriado por algum tempo é uma maneira eficiente de distração. De fato, 76% dos entrevistados disseram que os seriados os ajudam a se desligar um pouco dos problemas do cotidiano.

Também é de 73% a quantidade de expectadores que já consideram como binge watching o hábito de assistir de dois a seis episódios em sequência, ou seja, não é preciso “matar” uma temporada toda de uma vez só para fazer parte do grupo.

O interessante é que, ao contrário do que possa parecer, o binge watching não é sinônimo de “forever alone”: 51% dos entrevistados preferem fazer maratonas com pelo menos mais uma pessoa e 39% deixam para assistir os episódios somente quando a outra companhia estiver disponível.

Com informações: CNN

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Estrela

estou assistindo "OrphanBlack" sem parar, só pra dormir mesmo e me alimentar....

Jambeiro
Tem algumas séries que eu só assisto com a noiva, tipo Agents of SHIELD, matamos 17 episódios de uma temporada num dia só.
Frank Castle
Fazia um pouco disso com o 24 Horas, mérito da série que empolgava muito (ao menos na primeira temporada). Hoje em dia, prefiro assistir um episódio por dia.
Almy Fróes
Assisti a primeira temporada de game of thrones em sequencia, numa chapoletada só
RamonGonz
esse negocio de esperar o proximo episodio nao é pra mim nao. Ter tudo disponivel e assistir em sequencia é muito melhor. Estou assistindo varias series que nao tinha visto.
Diogo Vasconcellos
usa Ubuntu, wilmar? se sim, olha esse link: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Netflix-rodando-no-Ubuntu se usa o Arch, tem na wiki dele... o procedimento se trata em basicamente rodar o silverlight + navegador via wine, mas geralmente tem scripts que automatizam isso :)
Eduardo Vieira
Todo mundo sabe que o netflix usa silverlight. Also, compre uma Smart TV e enjoy.
Matheus Ricardo Uihara Zingarelli
Fazia isso pra caramba com animes quando tinha mais tempo livre. Fazer isso com seriado é mais difícil, não só por causa da falta tempo mas também porque gosto de seriados com temas mais sérios e densos. Uma maratona chega a dar dor de cabeça, já uma dupla de episódios encaixa direitinho.
@
Assinei essa merda de netflix e não conseguia assistir nada, fui descobrir não é compatível com Linux em pleno 2013. Fala sério né!
Elton V. Silva
Assisti quatro temporadas de House em mais ou menos 15 dias. Eu pratico "binge watching".
Welington Souza
Eu particularmente prefiro assistir episódios em sequência, do que ficar aguardando o próximo sair! E gosto disso no Netflix, como foi em House of Cards que lançou os episódios de uma só vez!