Em março deste ano, Mark Zuckerberg reuniu a imprensa para anunciar uma interface totalmente redesenhada no Facebook, que deixaria o feed de notícias não só mais bonito como também mais organizado. Estamos no final de 2013 e muita gente está se perguntando: cadê a tal nova interface? Bom, provavelmente, não a veremos mais.

Fontes próximas ao Facebook revelaram ao AllThingsD que os trabalhos de redesign simplesmente estagnaram. Um número reduzido de usuários escolhidos aleatoriamente recebeu a nova interface e pode utilizá-la até os dias de hoje, mas não há planos de incluir mais contas neste grupo.

Não que o Facebook tenha desistido de vez de mudar a sua interface, afinal, é necessário fazê-lo de tempos em tempos. O que a empresa está fazendo agora, de acordo com as fontes ouvidas, é utilizar o feedback obtido com os usuários que receberam a prévia do novo design para elaborar outro projeto, que sabe-se lá quando ficará pronto.

facebook-novo-newsfeed-br

O novo feed de notícias, pelo jeito, ficará só na promessa

O que deu errado, exatamente, não está claro, mas parece ter havido um conflito de intenções e expectativas. De um lado, estão os planos de Zuckerberg e sua turma de fazer o Facebook um “hub” de conteúdo com qualidade e variedade, daí o ênfase em imagens maiores e em recursos mais aprimorados de compartilhamento na prometida nova interface, por exemplo.

Por outro, está o comportamento da maioria dos usuários de não levar a questão do conteúdo tão a sério assim – vide a quantidade de memes que vemos todos os dias – e de utilizar a rede social prioritariamente como uma ferramenta de comunicação com amigos e conhecidos.

Se a causa do problema está mesmo aí, a disponibilização massiva da nova interface poderia ter sido um desastre.

É para evitar este tipo de problema que as empresas testam novos designs e recursos com um número pequeno de usuários. Esta é uma prática que o Facebook segue com fervor, tanto que também foi aplicada à nova interface. O erro aqui foi a empresa ter alardeado a mudança prematuramente e gerado expectativas.

Deve ter ficado a lição, pelo menos. Se o Facebook vier mesmo a anunciar uma “nova nova interface”, o fará quando houver certeza de sua implementação. Ou, com maior probabilidade, a companhia seguirá pelo caminho seguro de aplicar mudanças aos poucos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Leandro
Mauricio Junior Aaaah, então é por isso. Eu uso o Facebook em inglês.
Mauricio Junior
Se é a interface com as notificações do lado direito, então não é a mesma que a matéria se refere. Eu mudei o idioma da minha conta e a interface mudou também, mas não é a interface "nova".
Mauricio Junior
A minha interface é essa também. Ela apareceu depois que eu mudei o idioma pra inglês.
Vinicius Stigliani
Não vai mais dar para mudar a cor do facebook então ?? OK :( kkkkk
Juliano Scheuermann
Eu recebi =)
Ibraim A. Lima
Dos meus 'amigos', todos que receberam o novo visual não sabiam nem que ele existia e nem que havia uma lista de espera. Enquanto isso, eu que acompanho as notícias e entrei na lista... E a busca social, hein? Nada pra ninguém fora do 'English (US)'.
Nathan Duarte
E eu esperando :c
Carlos Soares
A minha interface é essa dai tb. Com o tempo eu me acostumei com a barra de pesquisa que ocupa metade da tela, mas ainda me incomoda a coluna de notificações/chat, dai utilizo-o num modo janela mais reduzido.
Max Giudice
A barra lateral esquerda vertical, me lembrou o menu de programas do ubuntu...
Domingos Teruel
Só conheci uma pessoa que recebeu a nova interface!!! Eu particularmente gostei mto dela. Pena, vamos ver o nos reserva a frente.
Gustavo Michels
E eu querendo a atualização, eu entrei na lista e nunca recebi, amigos meus não entraram e receberam. Facebook cada dia mais louco!
Leandro Silva
Ubunto??? parecidos
Guilherme Patrocinio
Eu entrei na lista de espera assim que disponibilizaram. Vi TODOS os meus amigos terem o design atualizado, e eu não.
Talisson Ferreira
Entrei e recebi, e digo: Voces. não. perderam. bosta. alguma. ok!
Luis Guilherme
se eu mudar o idioma para inglês ele fica com essa nova interface !!!
Exibir mais comentários