Você não precisará mais clicar num link para ver as imagens de um email recebido na sua conta do Gmail. O Google anunciou hoje que passará a mostrar todas as imagens por padrão, sem comprometer a segurança do usuário. A mudança vale tanto para a versão web do Gmail quanto para os aplicativos para Android e iOS.

A exibição de imagens é bloqueada por padrão pela maioria dos serviços de email, não apenas pelo Gmail. Isso porque algumas empresas aproveitam a possibilidade de incluir imagens externas no corpo do email para rastrear o usuário, obtendo informações como cookies e endereços de IP. Além disso, possíveis falhas de segurança no navegador podem ser exploradas dessa forma.

google-gmail-imagens

Isso significa que o Gmail ficará mais inseguro? Não necessariamente: o Google diz que todas as imagens dos emails serão fornecidas através dos servidores de proxy da empresa. Esses servidores, além de bloquearem a possibilidade de rastrear o usuário, também checam o conteúdo das imagens quanto a vírus e outros códigos maliciosos.

O Google afirma que poderá bloquear as imagens e perguntar ao usuário se deseja exibi-las caso detecte que o conteúdo da mensagem é suspeito. Isso acontecerá, por exemplo, quando alguém enviar um email com links únicos de imagens para verificar se o destinatário leu a mensagem, uma fórmula utilizada por spammers para confirmar se o endereço de email é válido.

A mudança será realizada a partir de hoje na interface web do Gmail e em janeiro de 2014 nos aplicativos para Android e iOS. Se preferir, você pode voltar ao comportamento antigo do Gmail marcando a opção “Perguntar antes de exibir imagens externas” nas configurações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vagner Silva
Existe alguma maneira de se inserir uma imagem como assinatura do meu e-mail do Gmail? E tem como ficar por padrão até quando envio pelo smartphone?
Bruno Guerreiro
Não faz diferença nenhuma. Mesmo no comportamente atual -quando a imagem não é exibida- o caminho e conteúdo dela fica armazenado nos servidores do Google da mesma forma.
Danilo Jorge
Na verdade acho que vai dificultar o monitoramento com o uso de imagens por empresas de email marketing e também spam. Quando o email for recebido o sistema do Google vai fazer um cache da imagem e mostrar para o usuário a imagem que na verdade está hospedada no próprio servidor do Google e não no local original.
Matheus Falcão
Como se enviar cartas impedissem um funcionário dos Correios de ler.
Antony Pena
E qual a diferença de você clicar em "mostrar imagens", carregando as imagens no seu e-mail DO GOOGLE, e o Google carregar as imagens nos servidores deles e depois no seu e-mail DO GOOGLE? Você acha que até agora era impossível rastrear?
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson
Só sei que no meu outlook isso sempre teve....
Leonardo Santos
E, com isso, obtem e rastreiam todas as imagens de todos os emails dos usuários
Aristóteles De Oliveira Marques
Daqui a pouco vai sair alguma novidade que junto com isso vai dar dinheiro pra eles.
Jefferson Silva
vai me poupar 3seg de vida por e-mail... no fim, até que vai valer a pena.