Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Microsoft pode estar cogitando oferecer o Windows Phone gratuitamente a fabricantes

Microsoft pode estar cogitando oferecer o Windows Phone gratuitamente a fabricantes

Emerson Alecrim Por

O Windows Phone conseguiu se consolidar na terceira posição do ranking de plataformas para smartphones, mas ainda está muito atrás do Android e do iOS. Sabe o que a Microsoft pode estar cogitando para diminuir as diferenças? Disponibilizar licenças gratuitas do Windows Phone para os fabricantes.

A informação vem do The Verge. Segundo fontes ligadas à Microsoft ouvidas pelo veículo, a ideia é um dos planos que vêm sendo estudados com afinco pelo atual vice-presidente de sistemas operacionais da companhia, Terry Myerson. Além do Windows Phone, a estratégia poderia ser aplicada ao Windows RT e até mesmo ao Threshold, codinome atribuído à atualização do Windows prevista para 2015.

Do jeito que é hoje, se uma empresa qualquer quiser colocar aparelhos com Windows Phone no mercado, só poderá fazê-lo se pagar royalties pelo sistema. Os valores dependem do contrato fechado com a Microsoft, mas mesmo uma negociação muito boa pode influenciar no preço final dos dispositivos.

Trata-se de um modelo de negócios herdado das versões do Windows para PCs e servidores que, até hoje, tem sido uma das principais fontes de receita da companhia. Mas, no mercado móvel, é notável que a ideia não é exatamente um sucesso: tirando alguns aparelhos aqui e ali de outros fabricantes, a grande maioria dos dispositivos com Windows Phone veio da Nokia, que não por acaso caiu nas mãos da Microsoft.

Estima-se que pelo menos 80% dos aparelhos com Windows Phone são produzidos pela Nokia

Estima-se que pelo menos 80% dos aparelhos com Windows Phone são produzidos pela Nokia

É claro que a questão do licenciamento não é o único fator que faz com que outros fabricantes não apostem no Windows Phone – também há o ecossistema de aplicativos, por exemplo -, mas, se o fornecimento gratuito de versões do sistema operacional aproximar pelo menos alguns nomes da indústria, talvez o interesse do mercado como um todo pela plataforma aumente.

Não há nada confirmado ainda, é bom ressaltar. Mas as chances são grandes, se considerarmos que a Microsoft já demonstrou interesse na fórmula adotada pelo Google, que fornece o Android de graça e obtém receita, basicamente, com a venda de aplicativos, com a exibição de anúncios nestes e com a divulgação de seus próprios serviços.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Paulo
Henrique Dourado lá vem o bitolado ,vai arrumar mulher rapaz .
geralldoloppes
. Tenho um Nokia Lumia 900, presente da minha esposa no meu aniversário. É um aparelho bonito, elegante e com um finíssimo acabamento. Mas o Windows Phone não gostei, talvez seja pelo fato de ter um Android desde 2011, o Optimus Black P970 rodando uma rom custom roteada chamada Zeus. A possibilidade de customizações do Android, dar aquele toque especial, só seu e diferente de todos os outros aparelhos acaba te deixando mal acostumando e quando uso o WP sinto falta da liberdade do Android. Como foi dito anteriormente, o WP é suficiente para os leigos, aquele cara que usa o aparelho do jeito que veio, no máximo mudando algum bloquinho colorido de lugar e só. Para quem gosta de ir além, experimentar outras roms como as famosas CyanogenMod, Paranoid, AOKP, MIUI, JellyBAM, Zeus, ou até criar sua própria rom e ter uma legião de utilizadores espelhados pelo mundo. É apenas uma opinião particular, respeito as outras e cada um deve usar o que desejar e melhor se adaptar. "O que seria do vermelho se todos gostassem do azul?" Abraços a todos. .
Junior Durães
Sou consutor corporativo da Vivo aqui em Curitiba e vou lhes dizer , os aparelhos da Nokia podem ate ter um bom Hardware mas o SO e uma negacao . Quer irritar um cliente e so empurrar um Lumia nele , o pessoal nao se acostuma com aquela interface Metro . Não adianta , estes aparelhos nao vendem...
Daniel Santos
A Microsoft pode se dar ao luxo de fornecer o SO de graça. O que dá dinheiro pra ela é o Android. Ela recebe mais de 2 BILHÕES de dólares por ano com acordos de patentes contra fabricantes de Android.
Allisson Gonçalves de Souza
Douglas infotec O que adianta ter um sistema bonito mas lento como o Android que precisa de processadores poderosos e cheios de núcleos com bastante memória para poder rodar melhor. O Windows Phone não precisa de um hardware parrudo para entregar um resultado de excelência. Como disse anteriormente, só troco meu lumia por outro lumia e amigos meus pensam o mesmo que eu. Abraço!
Ruy Santos
Pedro Castro Quando a pessoa não aceita a preferência alheia, a única saída é sair ridicularizando e desvalorizando o produto.
Pedro Castro
Henrique Dourado É a minha opinião, se você se ofendeu o problema é teu. O fanboy escravizado aqui não parece ser eu, já que foi você que se sentiu ameaçado com um simples comentário.
Douglas infotec
acho muito tosco o WP, personalização limitadissima, onde vc so pode trocar a cor do fundo e a cor dos quadrados e o sistema é todo quadradão, tem poucos aplicativos e os nokias tem um hardware muito fraco, pelo preço que eu pego um nokia intermediario eu pego um Motorola X que é bem potente, o custo beneficio é ruim !
Henrique Dourado
Pedro Castro vc só se mostrou um fanboy escravizado que gosta da coleira do Office e da Microsoft
Fernando Garcia
Quem fode o WP é o Google que tirou o push de contas do Gmail para usuários do WP. Ficar toda hora procurando emails por pull detona a bateria
Fernando Garcia
Os mapas do WP tb estão disponíveis offline e nem precisa de cabo conectado ao PC
Edison Bortolin
Elton V. Silva o que minha profissão tem haver com meu gosto pessoal ? Não posso detestar uma coisa ? Alguns detestam Android, outros iPhone e eu detesto Windows Phone. Espero que ele continue irrelevante e morra na praia.
Clodoaldo Santos
Tenho um lumia-620. Rapido. Facil. Nao trava. Boas fotos durante o dia. Tem tudo que 90% dos usuarios precisam. So tem um problema: bateria dura pouco com uso intenso.
Max Souza
Elton V. Silva Toma! Ganhou meu like kkkkkkkk
Elton V. Silva
Tenho um Lumia, mas ainda sinto falta do Android por causa de alguns aplicativos que não tem, ou tem porcamente no WP8. Fiquei com muita vontade de pegar o Moto G, mas vou esperar para ver o que a Microsoft tem para oferecer em 2014. Se não tiver nenhuma melhoria, eu volto para o Android. Caso contrário, acho que vou de Nokia 1520.
Exibir mais comentários