Início » Arquivos » Celular » Rumor do dia: Nokia trabalha em smartphone com Android, mas não é o que você está pensando

Rumor do dia: Nokia trabalha em smartphone com Android, mas não é o que você está pensando

Por

No final de novembro, o @evleaks publicou uma imagem de divulgação do Normandy, um suposto smartphone da Nokia ainda não anunciado que possui design com linhas que lembram os Lumias, mas não tem botão Windows. Agora, o The Verge afirma que o aparelho se trata de um celular com Android. Como assim?

nokia-normandy-android

A Nokia vai abandonar o Windows Phone? Teremos um topo de linha da Nokia com câmera PureView de 41 megapixels rodando Android no futuro? Não, não é nada disso: citando “múltiplas fontes familiarizadas com os planos da empresa”, o The Verge diz que o tal Normandy é um celular de baixo custo, equivalente aos Asha, que rodaria uma variante do Android.

Por variante do Android, entenda algo como o que a Amazon faz no Kindle Fire: um sistema com interface bastante modificada e sem acesso fácil ao ecossistema do Google, como a loja de aplicativos Google Play. Apesar disso, como o Normandy seria baseado no Android, ele rodaria alguns aplicativos presentes na plataforma do Google, inclusive o Skype, algo que não vemos nos Asha. Também seria mais fácil trazer aplicativos populares do Android ao Normandy.

O celular de baixo custo com Android da Nokia pode ser lançado em 2014, de acordo com as pessoas que trabalham no projeto. De qualquer forma, agora que a divisão de aparelhos e serviços da Nokia foi comprada pela Microsoft, é difícil imaginar a finlandesa lançando algum aparelho baseado no Android em vez do Windows Phone.