A linha 840 EVO recebeu seu primeiro SSD de 1 terabyte em julho deste ano e, agora, a Samsung repete a dose, mas de maneira ligeiramente diferente: a empresa acaba de anunciar uma unidade com a mesma capacidade, só que com dimensões muito menores e interface mSATA.

840 EVO mSATA

Com peso de apenas 8,5 gramas e espessura de 3,85 milímetros, o novo 840 EVO tem, aproximadamente, um quarto do tamanho dos modelos convencionais de 2,5 polegadas. De acordo com a Samsung, trata-se do primeiro SSD compacto mSATA (ou mini-SATA – basicamente, uma versão do padrão SATA com conectores menores) a oferecer 1 TB de capacidade.

Mas a intenção da Samsung não é bater nenhum recorde: a companhia está de olho na evolução do segmento de ultrabooks, que se beneficia da velocidade dos SSDs, mas ainda anseia por espaços de armazenamento de dados mais generosos nestes dispositivos.

Como é típico das unidades mSATA, o novo 840 EVO consiste, basicamente, em uma plaquinha com chips de memória Flash fixadas, sem a proteção externa que envolve seus irmãos maiores. Mas, em termos de desempenho, o pequeno notável não deve nada a estes: graças a uma tecnologia proprietária de nome TurboWrite, a novidade pode chegar à taxa de 540 MB/s na leitura de dados e 520 MB/s na gravação.

840 EVO mSATA

Enquanto os atuais modelos da linha 840 EVO são baseados em tecnologia de 19 nanômetros, as unidades mSATA contam com chips NAND de apenas 10 nanômetros. De acordo com a Samsung, a versão de 1 TB é composta por quatro “pacotes” com 16 chips de 128 gigabit (16 GB) cada.

A linha 840 EVO mSATA também conta com versões com 120, 250 e 500 GB de capacidade. A Samsung promete lançar todas estas unidades até o final do mês, embora ainda não tenha falado de preços. Mas, pelo menos em relação à versão de 1 TB, a experiência nos ensina a não apostar em nada inferior a US$ 600.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ph_montenegro
WOW... MEDO DO PREÇO DISSO! Acho que não vai chegar a ver a luz do dia aqui no BR!