A inclusão de times de futebol brasileiros não foi a única novidade do Google Now: a atualização também adicionou a capacidade de entender comandos de voz em português. A partir de agora, você poderá configurar alarmes, enviar emails e executar outras tarefas apenas usando a sua voz.

A lista dos comandos suportados no Google Now do Android 4.1 ou superior está nesta página do Google. Um aviso mostra que as ações de voz só estão disponíveis em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano, mas conseguimos enviar com sucesso alguns comandos de voz em um smartphone com Android 4.2.2.

Google Now aparentemente não se dá muito bem com o horário de verão

Google Now aparentemente não se dá muito bem com o horário de verão

Para testar a novidade, abra o Google Now, toque no ícone do microfone e diga comandos como “me acorde daqui a oito horas”, “enviar email para Fulano de Tal”, “criar um evento: Gravação do podcast às 12h”, “abrir o WhatsApp” e “lembrete Comprar leite”. O reconhecimento da voz será feito e o Google Now executará a ação em alguns segundos. Se quiser cancelar a ação, é só dispensar o card arrastando-o para os lados.

Apesar de executar os comandos, o Google Now ainda não responde em português. O recurso de falar “Google!”, para começar a pronunciar o comando sem precisar tocar no ícone do microfone, também não está disponível por enquanto. Durante um tempo, o Google Search no Android respondia a perguntas como a idade da Dilma Rousseff ou a população do Brasil em português, mas a funcionalidade aparentemente foi removida.

Dica do Vinícius Barros e Lucas Herrera no nosso grupo de discussão no Facebook. Obrigado!