Esta é uma daquelas notícias que fazem a gente se perguntar se já não há alguma coisa assim, e se surpreender ao constatar que não conhecemos nada do tipo.

Não é novidade para ninguém que mexer no celular enquanto anda nem sempre é uma boa ideia, mas uma operadora japonesa lançou um recurso para ajudar na segurança dos que insistem em fazer isso.

Ele funciona de uma maneira bem simples: o aparelho identifica que a pessoa está andando e é bloqueado por um aviso pedindo educadamente que ela pare para continuar a utilizá-lo:

”Usar seu smartphone enquanto anda é perigoso. O telefone sente que você está andando. Por favor, pare"

”Usar seu smartphone enquanto anda é perigoso. O telefone sente que você está andando. Por favor, pare”

O usuário pode, então, parar de andar (que é o esperado) ou remover o aviso à força por alguns segundos: tocar no botão para fechá-lo dá 10 segundos de utilização e pressionar o botão para desligar dá cinco segundos. Mas não há informações sobre como voltar a utilizá-lo a não ser, claro, desabilitando o recurso.

Para evitar que o celular seja bloqueado sem necessidade, dá para ajustar a sensibilidade em três níveis.

Dei uma procurada rápida e não achei nenhum app que fizesse isso (há o Text n Walk, para Android e iOS, que não te impede de mexer no celular mas mostra o caminho ao fundo). Ou seja, para quem não mora no Japão, o negócio é ter bom senso mesmo – ou continuar trombando com ursos na rua :/

Com informações: RocketNews

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Maich
Nos temos um app muito melhor aqui no Brasil, se chama 'ladrão'. Ou tu deixa o celular escondido ou tu pode chegar ao destino sem ele.
Joao Luiz Gomes Silveira
Ninguém aperta "passageiro" quando dirigi e usa o waze neh :)
Gustavo Michels
Se isso pega no Brasil.. SQN nada da certo aqui kkkk