Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Busca do Google no Android agora pode mostrar informações em apps instalados no aparelho

Busca do Google no Android agora pode mostrar informações em apps instalados no aparelho

Emerson Alecrim Por

O Google afirma que a sua missão é “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Se é com base neste lema que a empresa decidiu incluir dados existentes em aplicativos nas suas páginas de resultados, não se sabe, mas este é justamente o recurso que acaba de ser implementado na mais recente versão do buscador para Android.

Como a nova função, em vez de determinados resultados direcionarem apenas para páginas da web, o usuário terá a opção de acessar a informação diretamente em um aplicativo que a fornece ou a trata melhor.

Pode haver interesses comerciais ocultos aqui, mas a ideia não deixa de fazer sentido: muitas vezes, o que faz diferença não é, necessariamente, o acesso à informação, mas o modo como esta é aproveitada.

O próprio Google dá um exemplo: se você estiver procurando por detalhes sobre um filme estrelado por certo ator, pode ser muito mais vantajoso visualizar as informações desejadas dentro do app do IMDb, já que este serviço é especializado no assunto e, portanto, pode fornecer dados mais completos e organizados.

app_indexing

Caso o aplicativo indicado não esteja instalado em seu dispositivo, o buscador exibirá um botão para que você possa obtê-lo a partir do Google Play, caso deseje. Assim, a ideia também te proporciona a possibilidade de descobrir ferramentas úteis.

O problema é que, pelo menos no estágio inicial, a quantidade de apps que se integram às buscas é muito pequena: AllTrails, Allthecooks, Beautylish, Etsy, Expedia, Flixster, Healthtap, Moviefone, Newegg, OpenTable, Trulia, Wikipedia, o já mencionado IMDb e só.

A maioria destes serviços sequer é conhecida no Brasil, mas há uma explicação: por ora, a busca integrada com apps funciona apenas no idioma inglês. Embora sem especificar prazos, o Google promete levar a ideia ao maior número possível de línguas e, com isso, aplicativos populares em determinados países deverão ser incluídos.

A busca integrada com apps está disponível a partir da atualização do Google Search liberada no último dia 3 e nas pesquisas feitas no Chrome para Android. Se você é desenvolvedor e acha que vale a pena compatibilizar seu aplicativo, pode começar por aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Ricardo
Paulo Costa, vários aplicativos já constam na pesquisa do Google Search. Para isso basta ir nas configurações do Google Search, depois clicar em "pesquisa no telefone" e escolher os apps.
Paulo Costa
Seria interessante se a busca integrar ao conteúdo próprio armazenado nos serviços do Google: de uma vez localiza alguma informação em notas do Keep, mensagem ou anexo do GMail, conteúdo de arquivo no Drive, OCR de foto no Picasa... seria bem mais prático.
Emerson Alecrim
Seria ótimo, mas o Google não deu nenhuma previsão de compatibilidade com português ou qualquer outro idioma além do inglês.
Luan Yata
No motoX quando solicitamos a abertura de um aplicativo ele faz essa busca(em inglês). Será que vai funcionar com português a parti de agora??