Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Aplicativos do Chrome podem estar prestes a ganhar compatibilidade com Android e iOS

Aplicativos do Chrome podem estar prestes a ganhar compatibilidade com Android e iOS

Por

Um dos percalços da variedade de plataformas que temos hoje é a necessidade de portar aplicativos entre elas. É para facilitar este trabalho que o Google pode estar criando uma ferramenta que permite ao desenvolvedor adaptar com relativa facilidade apps do Chrome para a sua execução no Android ou no iOS.

A informação vem do The Next Web, que afirma ter encontrado um repositório no GitHub chamado Mobile Chrome Apps que contém ferramentas, documentos e demonstrações justamente sobre como portar aplicativos do navegador para as referidas plataformas, além de mencionar a possibilidade de fazer o mesmo em relação aos sistemas Windows, OS X, Linux e, sem causar estranheza, Chrome OS.

A desconfiança de que este kit pode ser uma iniciativa futura do Google é reforçada pelo fato de o repositório ser mantido por Michal Mocny, um engenheiro de software da empresa, apesar de não ficar claro o porquê de o desenvolvedor não ter optado por manter o projeto no Google Code, serviço próprio para este fim.

O elemento-chave do Mobile Chrome Apps é o Apache Cordova. Explicando rapidamente, trata-se de um conjunto de APIs que “transforma” os recursos em HTML5, CSS e JavaScript, os padrões usados nos aplicativos para Chrome, em um pacote que pode ser instalado no Android ou no iOS, como se o app tivesse sido desenvolvido originalmente para estas plataformas.

iphone_chrome_apps

Daria até mesmo para distribuir os programas portados no Google Play ou na App Store, uma vez que o Apache Cordova também permite que os apps acessem determinados recursos de hardware, como Bluetooth ou câmera, por exemplo, resultando em uma experiência de uso completa.

O Google foi procurado, mas se negou a comentar o assunto. De qualquer forma, o diretor de engenharia do Chrome, Erik Kay, relatou à CNET News em setembro deste ano a intenção de oferecer uma integração maior entre o navegador e o Android. Pode se tratar de mera coincidência, mas é inegável que o Mobile Chrome Apps parece fazer parte deste plano.

Há rumores de que a primeira versão beta do kit para desenvolvedores será disponibilizada já em janeiro de 2014.