Foi anunciado hoje que a Valve passou a fazer parte da Linux Foundation, a organização sem fins lucrativos que criou e mantém o sistema operacional de mesmo nome. A surpresa, aqui, talvez seja a de que a empresa ainda não fazia parte da fundação.

É que a Valve é abertamente uma grande apoiadora do sistema open-source. Tanto que seu criador, Gabe Newell, já falou que o Linux é o melhor sistema operacional para gamers e até o chamou de “o futuro dos jogos”. Ele também chegou a declarar que o Windows 8 é um desastre para a indústria de games e, neste ano, vários games do Steam começaram a ganhar versões para Linux.

Mais uma prova da fidelidade da Valve é o Steam OS, sistema operacional utilizado nas Steam Machines, que é baseado em Linux e deve começar a ser comercializado junto com os “consoles” da Valve no ano que vem – o que deverá, consequentemente, aumentar bastante o número de usuários da plataforma.

O que muda na Valve ao entrar para a Linux Foundation? Nada de imediato. Mas oficializa, de certa forma, a parceria da empresa com o sistema.

No comunicado, Mark Sartain, desenvolvedor de Linux que é uma das pessoas mais importantes nesse time na Valve, diz que “esperamos contribuir com ferramentas para desenvolvedores criando novas experiências no Linux, incentivar fabricantes a priorizar apoio ao Linux e, finalmente, entregar uma plataforma aberta e elegante para os usuários”.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
O núcleo, não sistema operacional.
Lucas Francesco
acabou faz um tempo, 200 jogos ou mais na steam pra Linux
Forbidden_404
Eu tenho 66 jogos para Linux na Steam, Linux já tem jogos.
Turdin
Bota 2016 ai por via das dúvidas, kkkk
luis.antonio.almeida
Atualmente tenho jogado na Steam do Linux: Worms Reloaded, Unity of Command, Dota 2 e TF 2. (meu PC de 2006 não me permite tantos títulos da loja) É pouco, mas antes as opções eram menores, então acho que poderá vir mais jogos e mais rapidamente quando as Steam Machines entrarem no mercado.
TatoGomes
Então é 2014 o ano do Linux em desktops que nunca chega? :-)
Kessler
Não, ele só vai acabar quando o Linux de fato tiver jogos.
Marcelo Gouveia
"Foi anunciado hoje que a Valve passou a fazer parte da Linux Foundation, a organização sem fins lucrativos que criou e mantém o sistema operacional de mesmo nome. (...)" Quando você escreveu essa frase, deu a entender que foi a fundação e não Linus Torvalds quem criou o Linux, ou seja uma afirmação incorreta. Essa fundação só veio a ser criada 16 anos depois da criação do Linux. ^^
Maurício Mota
Só temos a ganhar com isso. Espero que isso faça o Linux crescer como nunca visto antes, e o potencial é grande. Inicialmente só depende da adesão em massa das produtoras grandes de games.
Diogo Ramos Gutierre
Eu sonho um dia ver todos aqueles jogos compatíveis com o linux ou o steam os.
Uriel Dos Santos Souza
Agora o mimimi de Linux não tem jogos vai acabar! o/