Muita gente que decidiu testar o CyanogenMod nos últimos meses pode ter sentido uma leve decepção com o fato da última ROM disponível até então ser baseada na versão 4.2 do Android. Mas esta característica acaba de se tornar coisa do passado: a versão estável do CyanogenMod 10.2 foi liberada recentemente e, com ela, vem o Android 4.3 Jelly Bean.

A novidade vinha sendo testada pelo menos desde agosto deste ano e, em relação às versões anteriores, exigiu um tempo de desenvolvimento menor. Para quem se preocupa com este aspecto, os desenvolvedores garantem que a versão está pronta e que, se necessário, patches de segurança e correções de bugs serão liberadas ao longo das próximas semanas.

CyanogenMod 10.2

Entre os destaques da versão final do CyanogenMod 10.2 estão otimização do consumo de energia, melhor aproveitamento de recursos de determinados processadores e compatibilidade como um número maior de aparelhos – a lista completa deles está disponível aqui.

Apesar da promessa de continuar atualizando esta versão, a própria Cyanogen destacou que, a partir de agora, o foco de seu trabalho estará no CyanogenMod 11, que será baseado no Android 4.4 KitKat, como você deve ter imaginado.

Esta versão, na verdade, começou a ser desenvolvida oficialmente em 6 de novembro deste ano. Não se sabe exatamente quando o lançamento da sua ROM estável será feito, mas uma vez que já há versões não finalizadas (e, possivelmente, não oficiais) sendo distribuídas em fóruns e sites especializados, provavelmente não demorará muito.

Para quem não quer saber de versões de testes, o CyanogenMod 10.2 pode ser baixado aqui.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados