O Facebook anunciou ontem que está fazendo alterações no algoritmo responsável por selecionar os posts que surgem no seu Feed de Notícias. A intenção é aumentar o nível do conteúdo exibido na página principal da rede social: “artigos de alta qualidade” sobre fatos recentes ou de interesse do usuário serão privilegiados, enquanto memes aparecerão menos.

A notícia chega pouco mais de três meses após o Facebook revelar que fez uma pesquisa com um grupo de pessoas para que avaliassem o conteúdo que viam na rede social, com perguntas como “você confia na fonte desta informação?” e “você consideraria esta uma postagem de baixa qualidade ou um meme?”. Com base nas respostas, o Facebook criou um algoritmo que avalia mais de mil fatores para determinar a qualidade do conteúdo.

Agora, além de considerar a qualidade do conteúdo, o Facebook analisará a frequência de cliques que os artigos recebem em dispositivos móveis, o que também significa que você “começará a notar links para artigos mais frequentemente”, principalmente nos smartphones e tablets, de acordo com o Facebook. Após ler a notícia, a rede social mostrará até três artigos relacionados diretamente no Feed de Notícias. Assim, ó:

facebook-noticias

Mas se o Facebook analisar a quantidade de cliques, então os memes que estiverem hospedados em outros sites e tiverem muitos acessos terão prioridade no Feed de Notícias? Não exatamente: o Facebook diz que “em breve” conseguirá distinguir melhor entre um artigo de alta qualidade dentro de um site e um meme hospedado em um servidor externo. Assim, fotos de memes terão destaque “um pouco menor”.

Em complemento ao aumento da quantidade de notícias no Facebook, haverá alterações para aumentar as discussões. Artigos não muito recentes que forem comentados por seus amigos voltarão a aparecer ocasionalmente no topo do Feed de Notícias. O Facebook diz que fez testes com sucesso com “apenas um pequeno número de histórias”, então isto não deve causar aquela estranha sensação de “já vi isso antes”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sergio Souza
Eu acho que o vc já ta começando a limitar as coisas, e quando aparecer outra rede social ele perde por causa disso...
Andrew Kuhn
Luan Simões Esse é exatamente o ponto, o faceboook está irrelevante, mas o motivo não são os conteúdos de humor, e sim que os usuários se cansam com o tempo. Daqui a pouco aparece outra rede social > todo mundo migra > relevante por um tempo > irrelevante > outra rede social > loop
Luan Simões
Na verdade nem tanto. Cada rede possui suas regras sobre o que é mais relevante e o que não é tanto para ela. Isso vai com a proposta da rede (cada uma tem a sua) e com o perfil do público que acessa. Tem havido muitas reclamações que o conteúdo do Facebook está irrelevante, que só tem memes e tem havido uma debandada de usuários ou diminuição da frequência de uso por isso. Eu mesmo conheço muita gente que diminuiu o uso do Face e foi para o Twitter por esses motivos. Acho que vai haver um cálculo de relevância pro usuário também. Se você interage mais com humor, então verá mais humor.
Luan Simões
Mas a gente já faz isso. Se vc curtir páginas de humor, aparecerão, se curtir notícias, aparecerão tbm. Provavelmente isso vai depender do nível de interações que você faz com essas páginas. O problema é que os memes realmente apareciam com muito frequência. E olha que curto mais notícias do q memes.
Fabio Anesio
Páginas de blog já era. Mesmo com conteúdo de alto qualidade o alcance esta apenas alguns 2% Em outras palavras ou você paga para os usuários ver a sua postagem no facebook ou esquece de usa o facebook como site de trafego.
Cássio Oliveira
Parece que estão seguindo o estilo do Google Plus, lá aparece mais informação que humor.
Kessler
Óbvio, páginas de humor não rendem tanto dinheiro quanto páginas "sérias", que compram as porcarias de anúncios. Obrigado pela "preocupação", Facebook, mas se eu dou um "curtir" em uma página eu gostaria de vê-la no meu feed.
Andrew Kuhn
Pessoalmente, facebook e redes sociais em geral não estão tendo nenhuma outra utilidade a não ser: Chat, e as vezes ver algo engraçado. Então considero essa mudança idiota, pois o unico conteúdo que """me interessa""" ver no facebook são os de humor, facebook está tirando o direito de escolha do usuário.
qgustavor
Já imagino sites enganando (ou tentando enganar) o sistema disfarçando memes e outros tipos de conteúdo como se fossem notícias (sei lá como, talvez colocando piadas entre os memes, como se o monte de texto fosse reconhecido como uma notícia)
ELIEZER MESSIAS DA SILVA
[OFF-TOPIC] Assim que ligue o meu Moto D3 no WiFi hoje veio uma notificação de atualização de software, fiquei todo empolgado, opa podia vir o Kit-Kat, mas não heheh, veio uma nova versão da firmware e incorporou o BR Apps...
Douglas Santos de Arruda
Boa notícia! :)
Erick França Ribeiro
Ainda espero a nova interface. ¬¬
Diego Piza
Que tal o usuário escolher o que diabos ele quer ver, hein, Facebook? É meio utópico, eu sei, mas qual ideia não parecia ser, antes de se tornar realidade?!