Quem é que nunca passou pela situação de querer testar um software para ter certeza de que vale a pena mesmo se dar ao trabalho de instalá-lo? Pois saiba que, no que depender dos planos do Google, será possível fazer isso com os apps do Chrome em um futuro relativamente próximo.

Os testes do recurso começaram pelo Chromium, mas já é possível ativá-lo no Chrome OS ou no Chrome 32 beta para Windows e Linux. Para tanto, é necessário também instalar o lançador de aplicativos do Chrome, em seguida, digitar “chrome://flags/#enable-ephemeral-apps” na barra de endereços para habilitar a opção “Ativar aplicativos temporários experimentais” (ou equivalente) e, por fim, reiniciar o navegador.

A partir daí, você verá dois botões toda vez que se deparar com um aplicativo que tenha o que os desenvolvedores chamam de versão “efêmera” (ephemeral apps): o de instalação (Adicionar) e o de teste (Iniciar). Mas estas opções só aparecem se você pesquisar pelos aplicativos a partir do lançador e não na Chrome Web Store, como mostra a imagem abaixo:

Apps efêmeros no Chrome

Na opção Iniciar, o aplicativo é baixado para o Chrome (ou, se for o caso, abre a sua versão Web) e começa a rodar imediatamente, com o máximo possível de suas funcionalidades, tal como se tivesse sido, de fato, instalado no navegador. Mas, uma vez fechado, seus rastros desaparecem, como se o programa nunca tivesse sido executado ali.

Nos testes feitos para este post, o recurso funcionou bem e deixou claro que esta possibilidade deverá ser especialmente útil para quando o usuário quiser avaliar o desempenho do aplicativo ou, no caso das opções pagas, decidir se é viável comprá-lo.

E não termina aí: o Google também quer fazer com que o usuário não tenha que abrir a Chrome Web Store para experimentar os aplicativos efêmeros. A ideia aqui é que, quando o app aparecer nas buscas Web, o usuário possa testá-lo assim que clicar em seu link na páginas de resultados.

Apps efêmeros com links

Também há uma flag para esta opção – chrome://flags/#enable-linkable-ephemeral-apps -, mas ela não apareceu na versão testada aqui (Chrome 32 beta para Windows).

O Google não deixou claro quando os aplicativos efêmeros estarão disponíveis por padrão no Chrome e se será possível acessá-los diretamente da Web Store (e não apenas do lançador). Mas, uma vez que é necessário pouca ou nenhuma adaptação por parte dos desenvolvedores (praticamente todos os apps atuais podem rodar como efêmeros), não deve demorar muito.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados