Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Fãs do Winamp criam petição online para transformá-lo em um software de código-fonte aberto

Fãs do Winamp criam petição online para transformá-lo em um software de código-fonte aberto

Emerson Alecrim Por

Na semana passada, o mundo soube que o Winamp teve o seu fim decretado, mas este clássico player viverá para sempre em nossos corações. Ou não: pouco tempo depois do anúncio, desenvolvedores que se declaram fãs do programa criaram uma petição online para que a sua atual dona, a AOL, o transforme em um software de código-fonte aberto.

Os motivos que levaram a companhia a acabar com uma ferramenta que possui mais de 15 anos de história não ficaram claros, mas podemos deduzir facilmente que, dado o surgimento de players mais adequados ao segmento móvel e à proliferação de serviços de streaming, não valia mais a pena manter o Winamp.

Save Winamp

Se o problema é falta de perspectiva, por que não liberar o código-fonte do programa para comunidades dispostas a mantê-lo voluntariamente, tal como a Oracle o fez ao entregar o OpenOffice.org à Apache Foundation (embora a suíte já tivesse código aberto), por exemplo?

Esta é a proposta da petição: se as assinaturas não servirem para que AOL mude de ideia ou se esforce para encontrar um comprador, que ao menos a convença a repassar o Winamp para os usuários mais assíduos – aparentemente, a única parte que ainda se interessa por ele.

Caso queira apoiar a ideia, basta preencher o formulário desta página no Chance.org (requer apenas nome, sobrenome, e-mail e cidade). Até o momento da publicação deste post, mais de 25 mil assinaturas já haviam sido obtidas.

Se dará certo? É pouco provável, uma vez que a AOL toma decisões com base em seus próprios interesses (assim como qualquer outra companhia), mas não custa tentar, né?

Mais detalhes da campanha estão no site Save Winamp.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel de Melo
Sabe que vou sentir falta dele, se ele tiver o codigo aberto vai ser perfeito visto que para rádios on line ele é o melhor player de todos os tempos....
Allen Franco
Mais um produto que a AOL faliu, um pouco da internet mundial vai morrer dezembro
trovalds
Foobar2000 mandou lembranças! [2] Meus FLAC até hoje agradecem. Se não fosse por ele, estaria perdido. E antes que falem que o Winamp toca FLAC, o suporte é recente e medíocre. Se duvida, ripe um CD musical qualquer em FLAC (tem N tutoriais na internet de como fazer da forma mais adequada), toque no Winamp e depois volte aqui pra contar a diferença.
Fernando Garcia
Desde os tempos do finado OS/2 da IBM milhões de linhas de código de softwares proprietários jazem em gavetas apodrecendo. Lembre-se "No brand is your friend"
Rodrigo Santos Rodrigues
Foobar2000 mandou lembranças!
Daniel Zanzini
E só copiando algo que se perdeu entre os comentários lá embaixo =P "Opa, não quis ser violento. E damn, lendo agora, ficou pesado mesmo. hahah Foi mal Emerson Alecrim (autor do texto)."
Daniel Zanzini
Meus comentários se perdem entre o plugin do facebook e os comentários ali embaixo :'( Eu também não disse que eles devem fazer isso, eu não sei todas as variáveis envolvidas. Meu ponto é que não é algo a ser descartado por eles sem antes fazer uma boa avaliação das possibilidades e oportunidades que se abrirão por causa disso.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Ctrl + Left click funciona nos principais navegadores.
Vitor Salvatore Petrova Mikaelson
Na verdade, é uma questão de "logística". Se abrir em uma nova guia automaticamente, a chance da pessoa ler mais matérias em um determinado site, aumentam!
Marcos Tintori
Gabriel Rezende Camargo Falou Bobeira, é só eles postarem o projeto completo para download e qual programa que eles criaram, isso não vai custar dinheiro nem tempo deles...
Helton Uema
Tales Cembraneli Dantas só faça uma boa cópia de segurança do instalador... rs.
Helton Uema
Tales Cembraneli Dantas A discussão era sobre as dificuldades de se abrir o código fonte, não o porque as pessoas gostam do Winamp. Vc vai poder continuar usando o seu Winamp e as suas amadas skins, o problema é que agora ele não vai mais ser desenvovido, o que é perfeito pra vc, pois vai garantir que ele vai continuar sem mudar em nada. Não sei porque vc está preocupado.
Tales Cembraneli Dantas
mas para um player de mp3? O que vc acha q realmente a galera quer com o winamp? é aquele rostinho bonito, a facilidade de fazer os playlists, vou chutar que 99% dos usuários do winamp utilizam só para ouvir música (já que pra vídeo é uma m$#@%), NESTE CASO, é só pra tocar MP3 e outros arquivos de áudio, qualquer aparelinho xing ling faz isso, mas o legal do winamp é pq é o winamp... é mais nostalgia... fazendo um paralelo, é igual jogar videogame antigo por emulador
Helton Uema
Tales Cembraneli Dantas não é muito viável... rs. O nome é a parte mais fácil. Quando a Sun abriu o StarOfifice, mudaram o nome para OpenOffice, mas o código continua o mesmo. O nome pouco importa para o funcionamento do software.
Tales Cembraneli Dantas
Helton Uema, eu sei q a petição não esta falando sobre isso, mas é q a galera levantou tantos empecílios quanto a liberação do código, eu tentei dar uma "segunda opção", não sei se a mais viável... foi só uma idéia, acho que meu post deixou bem claro isso...
Exibir mais comentários