Graças a uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e o Instituto São Paulo Contra a Violência, o governo do Estado de São Paulo colocou em funcionamento, nesta terça-feira, o Web Denúncia, uma versão online do já bastante difundido Disque Denúncia (181).

alckmin web denúncia

A ideia é oferecer ao cidadão a opção de comunicar pela internet a ocorrência de crimes às autoridades policiais, mas mantendo o mesmo nível de sigilo e anonimato das denúncias efetuadas por telefone. Os registros podem ser feitos a qualquer hora e em todos os dias da semana, inclusive feriados.

Nesta fase inicial, podem ser denunciados crimes de homicídio doloso, latrocínio, roubos, furtos de veículos, tráfico de drogas, sequestros, além de indivíduos procurados pela polícia. Para os casos que não se enquadram em nenhuma destas categorias, a única opção continua sendo o Disque Denúncia.

Isso acontece porque há um formulário específico para cada tipo de crime no site do Web Denúncia. Além de descrever a ocorrência, o denunciante pode enviar vídeos, fotos ou imagens digitalizadas de documentos que possam ajudar nas investigações. Os registros são analisados pelos mesmos policiais que verificam as informações que chegam via telefone 181.

web_denuncia_crimes

O interessante é que, depois que a denúncia é registrada, o serviço gera uma chave e uma senha que permite ao cidadão acompanhar o seu andamento ou saber se as autoridades estão solicitando informações adicionais.

Dada a criticidade do assunto, o site do serviço recomenda expressamente que o usuário só faça denúncias a partir de computadores ou dispositivos móveis próprios, uma vez que as chances de a pessoa ser vigiada ou ter os dados que a identificam capturados são maiores em uma lan house, por exemplo.

Da sua parte, o governo garante que o Web Denúncia é seguro. Tomara que seja mesmo: imagine o tamanho do estrago se as informações recebidas pelo site vazarem na internet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kyfofura
kyfofura
Rudney G. da Silva

O sistema está lá, mas perguntam por exemplo, na denúncia de tráfico, o nome do meliante, um monte de outras baboseiras que não tem como sabermos. Ridículo! Querem que eu vá lá e pergunte o nome do cara? Eu não sei o nome e nem quero saber, que complicado.

Marcelo Operfumepresentes
tinha que enventar o diskpé de pato ai ia funcionar
Diva
Moro no Bairro Jardim Elvira-Osasco_SP aqui quem manda são os marginais, eles fazem o que querem e não passa uma viatura no momento em que passa um comboio de motos fazendo barulho com escapamento e carros tunados. A impunidade está fortalecendo e proliferando a bandidagem. O dia inteiro vagabundos na viela usando drogas e não se importam quando passa uma criança. As vezes me arrisco pedindo para usarem suas drogas em outro lugar pois o fedor é horrível.
sue
TAMBEM ACHO QUE NINGUEM LEVA A SERIO DENUNCIA NESSE PAÍS .PELO MENOS NA MINHA CIDADE O CONSELHO TUTELAR É UMA MERDA. MORO EM RIBEIRAO PRETO.
Rosana Costa
a mais de 4 meses venho denunciando minha vizinha de quintal que ela recebe cocaina por sedex 2 x por semana já liguei 190,181 web denuncia e nada foi feito acredito que denuncia nemhuma funciona só fragante
carlos sidnei
Quando o denunciante exibir um video, será que o video será exibido ao denunciado? Mesmo que ao advogado, será que não coloca o denunciante em uma situação um pouco desconfortável? digo em situações onde o video ou foto são feitos de um angulo que da p/ saber quem foi o denunciante...etc