Patente da Samsung reacende rumor de reconhecimento de íris no Galaxy S5

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 2 semanas

Um pedido de patente da Samsung, que é do começo deste trimestre mas foi encontrado pelo Patent Bolt só nesta semana, acabou reacendendo (e meio que validando) um rumor de cerca de um mês atrás que falava da possibilidade de um leitor de íris no Galaxy S5.

Comparando essa tecnologia com o reconhecimento de impressões digitais, a que identifica padrões nos olhos é mais rápida e exata que a outra, além de ser mais difícil “falsificar” uma íris que uma impressão digital. No entanto, também é mais cara, já que, além da câmera, é necessário que o olho esteja iluminado para fazer a leitura.

A patente da Samsung leva isso em consideração. Ela é formada de três partes: uma câmera, uma unidade de emissão de luz, que tem também um fornecimento de energia próprio, e uma de recepção de luz. Segundo a ilustração da patente, eles ficam localizados ao lado do alto falante, na frente do telefone, onde normalmente ficam os sensores na linha Galaxy mesmo. Há também um sensor de proximidade, provavelmente para fazer com que o reconhecimento de íris só funcione quando houver necessidade.

samsung retina

Uma dúvida que fica é quanto à distância que se pode estar do aparelho para que ele reconheça os olhos do dono. Isto é, o ideal é que ele não adicione uma camada a mais de dificuldade, mas consiga aproveitar o hábito do usuário. Por exemplo, o leitor de impressões digitais do iPhone 5s está no botão Home, que inevitavelmente seria apertado para destravar a tela.

Não há nenhuma comprovação de que a tecnologia da patente estará no Galaxy S5. Mas, seguindo a tendência de leitores biométricos (o HTC One Max também tem), é bem possível que haja algo do tipo.

Com informações: Sammobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados