Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Smart TV da LG aparentemente coleta dados de usuário sem autorização

Smart TV da LG aparentemente coleta dados de usuário sem autorização

Avatar Por

Um blogueiro britânico chamado DoctorBeet postou em sua página algo deveras curioso, para não dizer preocupante, relacionado à sua smart TV da LG. Segundo ele, mesmo depois de desativar a opção que permitia à televisão coletar dados, ela continuou fazendo isso.

DoctorBeet reparou no surgimento de anúncios na dashboard de sua TV e, ao pesquisar um pouco na internet, leu que a LG utiliza as informações sobre o que os usuários assistem para mostrar anúncios personalizados. Nada de novo aí, certo? E ainda existe uma opção de desabilitar a coleta de dados (que está, por padrão, ativada).

Só que, mesmo depois de desativá-la, DoctorBeet descobriu, ao fuçar no log de seu roteador, que a TV não apenas continuava de olho no que ele e sua família assistiam, mas enviava essas informações sem criptografia toda vez que alguém mudava de canal.

Mais sério ainda, ele encontrou nomes de arquivos que ele assistiu na TV via USB – só para você rir, fica a informação de que, para testar se isso acontecia mesmo, DoctorBeet colocou no pendrive um arquivo chamado “midget_porn_2013.avi”.

Todos os dados apontavam para URLs inexistentes, mas, como ele diz no texto, “elas podem ser implementadas no servidor da LG amanhã, permitindo-lhes começar a coletar informações detalhadas sobre os arquivos que você tem guardados”. Não é tão grave quanto seria se a empresa tivesse acesso ao arquivo, mas, com a possibilidade de desativação desse envio sendo desrespeitada, o assunto merece atenção.

lg smart tv

Ao contatar a LG, a resposta que teve foi, basicamente, que isso não é responsabilidade da empresa porque ele aceitou os termos e condições da TV.

Já ao Engadget, que deu a notícia, a empresa demonstrou mais preocupação, dizendo que estava tentando entender o que houve e que trabalha muito para garantir a privacidade dos usuários. No comunicado, disse ainda que “estamos investigando a situação em diversos níveis, já que nossas smart TVs diferem em recursos e funções de um mercado para outro” – ou seja, talvez sua televisão aqui no Brasil não fazendo nada de errado.

Atualizado dia 21 de novembro às 13h05: na resposta ao Engadget, a LG admitiu que a TV realmente estava obtendo esses dados, mesmo com a opção desabilitada. Mas, habilitando-a, a função é sugerir conteúdo para o usuário baseado no que ele assiste. Quanto aos arquivos do pendrive, a empresa disse que isso faz parte de um serviço que chegará em breve, o qual busca na internet mais informações sobre filmes ou programas. No entanto, a LG diz que nunca armazenou informações dos usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Monclar Junior
Jardel Cavalcante ai simples então desenvolverdor. Instala o avast rooteado e usa o firewall dele para bloquear os programas ao qual vc se refere. Eu tenho real race 3 que por sinal nem bloqueado por firewall esta e não fica me enchendo o saco nem com notificações. Meu celular fica 24 horas conectado na Internet sem ter notificações enchendo o saco. Além do avast também uso o adblock plus, mas esse ultimo so bloqueia propaganda do navegador.
esse.seg
... aparentemente ...
Jardel Cavalcante
Monclar Junior o que você entende por "anuncio agressivo" eu estudo desenvolvimento de apps para android e acho um absurdo os comentários de certos retardados da google paly que dao 1 estrela para o aplicativo só porque tem que pagar para usa algumas funções esse tipo de gente acha que o app nasce sozinho... ja eu sei qual trabalho da criar o app... O QUE ME REFIRO SÃO A APLICATIVOS "GRATIS" QUE NAO ESTAO SENDO USDADO NO MOMETO E FICAM MOSTRADO BANNER DE PROPAGANDA NA TELA DO SMARTPHONE ...... VOU TE DAR UM EXEMPLO O REAL RACE 3.. JA COMPREI MOEDAS DO JOGO E TUDO MAS E MESMO ASSIM FICA MOSTRANDO BANNER NA MINHA TELA PRINCIPAL MESMO QUANDO NAO ESTOU USANDO , BASTA QUE EU ESTEJA COM CONECçao DE DADOS ATIVA.E ISSO SIM É UMA PUTA SAFADEZA QUE EU ESTOU INVESTIGANDO SE É POLITICA DO ANDROID MESMO OU SACANAGEM DA EA DESENVOLVEDORA DO JOGO A QUAL EU JA ENTREI EM CONTATO E AGUARDO RESPOSTA
Monclar Junior
O android tem por um motivo. Ser aplicativo grátis custa caro para as empresas se você não compra, ela tem que gerar renda de alguma forma. Agora se você compra, não precisa aturar propaganda do programa.
Marcelo Dias
Vou ver se a minha tem isso! Nunca reparei.
Rafael França
Na minha não tem.. Acho que só nos modelos 2013 em diante.. Vou verificar o log do roteador aqui...
Jardel Cavalcante
acho uma palhaçada a tv exibir anuncio e o cumulo .... ja nao basta o androd com esses anuncioa agressivoa
Pedro Luiz Messias
Eu não tenho uma TV dessa!!
Welington R Braga
Minha LG não tem essa opção, não.
Thais Hashimoto
Na minha tv LG , não aparece essa info ... estranho...
Silvio Ney
Não havia reparado isso na minha, hm.