Qualcomm revela Snapdragon 805: quad-core de até 2,7 GHz, nova GPU Adreno 420 e reprodução em 4K

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Todos os novos smartphones topo de linha estão vindo com o Snapdragon 800, chip para dispositivos móveis mais poderoso da Qualcomm até então. O que isso significa? Exatamente: é hora de anunciar um SoC ainda mais potente. A Qualcomm revelou hoje o Snapdragon 805, chip com processador ARM quad-core de até 2,7 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho até 40% maior que a antecessora.

O Snapdragon 805 é o primeiro processador mobile capaz de oferecer “suporte a Ultra HD a nível de sistema”, segundo a Qualcomm. É verdade que o Snapdragon 800 suporta 4K (o Galaxy Note 3 pode filmar nessa resolução), mas a Adreno 420 traz alguns adicionais: com funções avançadas para renderização em 4K, como tessellation em hardware e geometry shaders, este é mais um passo para termos joguinhos de celular nessa resolução.

qualcomm-snapdragon

A Qualcomm também bate na tecla dos vídeos. O Snapdragon 805, que também poderá ser usado por fabricantes de Smart TVs, é capaz de reproduzir e capturar em 4K. Ele também é o primeiro chip a suportar decodificação por hardware de vídeos em 4K HEVC, também conhecido como H.265, possibilitando a reprodução de vídeos em Ultra HD com menor consumo de energia. O Micael Silva escreveu um artigo no Tecnoblog explicando o que você ganha na prática com o novo formato.

Além das melhorias no processamento gráfico, o Snapdragon 805 promete aumento de desempenho na CPU. O Snapdragon 800 tinha quatro núcleos Krait 400 de até 2,3 GHz, enquanto o Snapdragon 805 terá núcleos mais poderosos (Krait 450) que rodarão com frequência de até 2,7 GHz. A largura de banda para comunicação com a memória é de até 25,6 GB/s, o dobro do que suportava o Snapdragon 800.

Então, com seus números impressionantes, o Snapdragon 805 é um SoC que promete muito. Eu, particularmente, fiquei bem curioso para ver o que os testes de desempenho mostrarão na prática. E ele não deve demorar muito para chegar: os fabricantes já estão recebendo amostras do chip, e os primeiros smartphones, tablets e Smart TVs com Snapdragon 805 devem ser lançados no primeiro semestre de 2014.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados