Início » Arquivos » Legislação » Google Brasil terá que se explicar à Justiça sobre coleta indevida de dados pelos carros do Street View

Google Brasil terá que se explicar à Justiça sobre coleta indevida de dados pelos carros do Street View

Emerson Alecrim Por

A 23ª Vara Cível de Brasília determinou, na última quarta-feira, que o Google preste esclarecimentos sobre a captura de dados para o Street View no Brasil. O motivo? A companhia foi acusada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) de ter utilizado os veículos do serviço para coletar indevidamente dados sigilosos dos cidadãos do país.

De acordo com o instituto, os referidos veículos tinham, além dos equipamentos de fotografia, sistemas que coletavam dados como nomes e localização geográfica de redes wireless de empresas e residências. Sim, trata-se da mesma questão que se tornou pública cerca de 3 anos e meio atrás.

Em resposta à notificação do IBDI, o Google admitiu ter feito capturadas de dados sigilosos entre junho de 2009 e maio de 2010. Por outro lado, a empresa teria negado acesso aos equipamentos utilizados para este fim, assim como às informações coletadas.

curitiba-street-view

A preocupação do IBDI está justamente neste ponto: o Google afirma ter parado de coletar dados sobre redes sem fio em meados de 2010, depois que a prática foi descoberta e resultou em denúncias; porém, a empresa não deixou claro quais eram exatamente estas informações (e-mails e senhas, por exemplo, também teriam sido coletados?) e o que foi feito delas. São detalhes como estes que o instituto quer saber.

O Google tem até terça-feira (12 de novembro) para se manifestar sobre o assunto. Caso não o faça até lá, estará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 100 mil e, mais à frente, poderá responder a um processo judicial por danos coletivos.

A decisão é de primeira instância e o Google poderá recorrer. Em nota à imprensa, a companhia afirmou que está estudando a possibilidade de fazê-lo e explicou que, desde que o assunto ganhou repercussão, em 2010, não houve nenhum fato novo relacionado.

Pode ser que, no final das contas, a história toda não passe de mero aborrecimento para o Google no Brasil, mas nos Estados Unidos, pelos menos, a empresa se viu obrigada a apagar todos os dados capturados indevidamente e a pagar uma multa de US$ 7 milhões à Justiça norte-americana para não sofrer punições maiores.

Com informações: G1, IT Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

portela.thiago
Don't be evil, google.
Alisson Melo
É só trocar a senha e fica por isso mesmo. O Brasil ta cheio de mimimi. Agora, olha para o que realmente interessa nada, né!
Eleude Batista
Não sabem o que estão procurando, estão atirando pra qualquer lado só pra dar respostas aos fatos recentes, daqui uns dias para.
Edmilson Junior
Até o momento não vi nenhuma informação do Google ter feito nada mais do que eu poderia fazer andando com meu celular. As redes são visíveis, posso andar na rua e registrar onde está cada uma. Só não posso invadir elas, coisa que até o momento o Google não foi acusado de fazer.
Vinicius Souza
Carlos Santos Antes de mandar alguém estudar, pesquise pra falar... ó, de presente pra vc, uma série de publicações que mostra como funciona a GEOLOCALIZAÇÃO VIA WIFI!!!! http://www.zdnet.com/blog/networking/how-google-and-everyone-else-gets-wi-fi-location-data/1664 http://tecnoblog.net/143847/mozilla-projeto-de-geolocalizacao-redes-wi-fi-publicas/ http://www.lti.pcs.usp.br/publicacoes/artigo-andre-versao-final.pdf http://www.slideshare.net/ikkebr/geolocalizao-com-o-gmapswifi-presentation http://comp.ist.utl.pt/ec-ra/Location/Localiza%E7%E3o%20Wi-Fi%20Final.pdf http://support.apple.com/kb/HT4995?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR pena que não tem nenhum pra você brincar de colorir né :( E aqui, "animal" é a senhora sua mãe de ter feito a burrice de deixar um boçal como você ter nascido. Mais respeito da próxima vez. Passar bem!
João Otávio Ferreira Barbosa
galera quer usar internet, gps, etc etc... e depois quer privacidade, ô vida
Victor Oliveira
Carlos Santos acho que vc é que nao ta entendendo chapa kkk
Rafael Mardegan Marquini
Não vejo problema nisso: "coletavam dados como nomes e localização geográfica de redes wireless de empresas e residências."; eles não estavam hackeando a rede, simplesmente olha o SSID e monta um mapa... Isso seria muito útil. E aliás é facinho fazer isso! Enfim, galera não compreende o que lê ou o que afirmam. Paciência.
HommerZero
para mim quem usa o Google Chrome não pode ficar xingando toda vez que vê uma matéria falando de coleta de dados e espionagem envolvendo a Google, estou deixando de usar o Gmail tem tempos, uso só para cadastros que possam gerar spam, email pessoal uso minhas contas da Microsoft
Carlos Santos
nada haver seu louco! noção nenhuma sob geolocalização! vai estudar animal!
Carlos Santos
então você prefere se foder no lugar do google?
Anderson Alvino
"Foder o Google..." Tsc... Sou fã do Google, mas nenhuma empresa estatal ou privada tem o direito de acessar informações sigilosas de qualquer pessoa física e/ou jurídica... E acho correto a justiça querer saber o que foi feito com nossos dados não eh o cabeção... =/
Denis Blum
O mais legal é que vai sofrer processo. Se o processo vingar, vai pagar multa. Esse valor vai pra quem? Pra quem indexa a causa e está pouco se fodendo pra quem teve seus dados copiados. O mundo é curioso...e ainda tem gente que coloca um PC e Internet em casa e acha que tem privacidade...
Adão Telles
No final acaba tudo em pizza kkkk.
Gabriel Rezende Camargo
Isso rolou em vários países, até chegou a ser banido da Alemanha ou quase.
Exibir mais comentários