As últimas brechas de seguranças descobertas no Internet Explorer, que vieram à tona depois da ameaça do Google em sair do mercado chinês depois que algumas contas de usuário de ativistas dos direitos humanos foram invadidas por hackers orientais, fizeram com que o Escritório da Segurança da Informação do governo alemão alertasse a todos os navegantes do país que evitassem usar qualquer versão do browser da Microsoft (6, 7, 8 e até a 9, ainda em fase de testes). Em seu comunicado oficial, o escritório governamental diz que navegador foi o “ponto em comum” em todas as invasões ou tentativas de invasões registradas do outro lado do mundo.

O órgão aponta que a própria Microsoft reconhece que seu programa vem apresentando algumas falhas de segurança que podem comprometer a privacidade de seus usuários e recomenda que em seu lugar o navegante prefira programas concorrentes, como o Firefox (atualmente o navegador mais usado por lá), Chrome, Opera e até mesmo do Safari, feito por sua arqui-rival Apple.

Por sua vez, a empresa de Bill Gates se defende afirmando que os riscos para os usuários comuns são “baixos”.

Thomas Baumgaertner, porta-voz da companhia na Alemanha lembra que “os recentes ataques feitos contra o Google tinham alvos certos e motivações bem específicas” e que “não foram registrados ataques contra pessoas comuns em outros pontos do mundo”. “Não existe qualquer ameaça à maioria absoluta dos internautas, e por isso não concordamos com a recomendação do governo”, completou à rede BBC.

Leia mais:

Já especialistas de segurança vêm se mostrando preocupados com a nova falha. “O código que fez com que as máquinas chinesas fossem invadidas já caiu na internet, e a Microsoft ainda não conseguiu lançar uma correção para o problema, o que significa que agora todos são um alvo em potencial”, afirmou o Graham Cluley, da empresa Sophos, à rede britânica.

De qualquer maneira, desde que o caso se tornou público a Microsoft vem pedindo que os usuários dos Internet Explorer ajustem o nível de segurança de seus browser para “alto” além de, claro, pedir que todos mantenham seus sistemas operacionais e antivírus devidamente atualizados. Mas para Cluley, isso pode não ser o suficiente: “Eles ainda estão analisando a primeira versão do malware chinês, enquanto novas versões podem estar sendo criadas”, completa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Internetador
O Governo alemão que tá certo. Explorer tem que ser extinto.
Lalah Cris
Odeio o internet explorer! Prefiro o Chrome!
Adriano
Não sabe o que está falando... bleh!
Marcelo
Não sei como alguém ainda use IE depois de ter algumas alternativas muito melhores.
Leandro
Falha Algo em comum desde a invenção da roda.. Malhar a mi[co]soft já é comum... aliás pra quem fica a responsabilidade? da microsoft ou aqueles que são seus clientes?? lanço a pergunta?
Psysapiens
(...)mas para as empresas, principalmente as grandes, que muito dos seus sistemas estão integrados no IE6 isso se torna mais complicado e difícil.(...) Esse é o caso da empresa que trampo! Agora tirando o caso corporativo, não consigo entender por que ainda usam o IEn. =[
Franci23
Concordo com a parte em que você disse que o problema esta na Micro$$oft, essa corporação só liga para lucros assim acaba fazendo e lançando produtos de qualidade lamentavel...
Alisson melo
Mas o defeito na segurança não está só no IE6 e sim em todas as versões.Pelo que eu entendi,a Microsof tentou mudar e acabou piorando a segurança,o problema não é o IE6 e sim a própria Microsoft(lamentável). "Eles vão ter que comer muito feijão para nos convencer a usar o IE9."
Versuri
Para os usuários domésticos é simples fazer o upgrade para as versões mais novas do IE ou até mesmo trocar de navegador (ex.: Firefox, Chrome, etc) mas para as empresas, principalmente as grandes, que muito dos seus sistemas estão integrados no IE6 isso se torna mais complicado e difícil. Na empresa que trabalho que é grande (aviação) ainda estamos no IE6 e está muito difícil fazer este upgrade (nem sei quanod vai ocorrer). Acho que a Microsoft deixou passar muita coisa no IE6 pensando que todos fariam a migração para as novas versões. Versuri
Diego
Tadinho do IE!
Tiago César Oliveira
Oh Deus, Browser Tards!
Alisson melo
para de 'papo' e usa o Safari!
Danilo Iannone
x2
Thiago Mobilon
Está aí um browser que eu nunca vi a menor graça. :P
@GuiBrighente
Opera, usem Opera, leve, bonito, geralmente não trava, bem prático.