Início » Arquivos » Jogos » Com um crescimento de 30% no último ano, Steam atinge 65 milhões de usuários ativos

Com um crescimento de 30% no último ano, Steam atinge 65 milhões de usuários ativos

Por

2013 vem sendo um péssimo ano para os inimigos de Gabe Newell. Além de comemorar a primeira década de vida do Steam, o serviço mais amado da Valve, a empresa de Gaben também anunciou, neste ano, o Steam Family Sharing, um atrativo para quem quer dividir seus jogos com amigos e parentes, além do lançamento de seu próprio sistema operacional, o Steam OS, seus próprios computadores, os Steam Machines, e o Steam Controller, um joystick bem diferente e que vem ganhando a confiança do público. Ufa!

Como se o balanço anual já não fosse suficientemente positivo, nesta semana o Steam bateu a marca de 65 milhões de usuários ativos, de acordo com um comunicado voltado à imprensa. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento no número de usuários foi de 30%, ou seja, 15 milhões de pessoas se juntaram a essa festa linda em apenas 12 meses.

gaben1

O anúncio que contou a façanha inclui aspas de Gaben, que diz que “o objetivo principal do Steam sempre foi aumentar a qualidade da experiência do usuário, reduzindo a distância entre os criadores de conteúdo e suas audiências. Conforme a plataforma cresce, nosso trabalho é adaptá-la para as mudanças necessárias tanto para desenvolvimento quando para as comunidades de usuários. Para o próximo ano, nós planejamos fazer, talvez, nossa mais significativa colaboração para as duas comunidades, através do Steam Dev Days e do beta do Steam Machines”.

Com mais de 3 mil títulos em sua biblioteca, o Steam hoje tem um público maior que o da Xbox Live: o serviço da Microsoft conta com 48 milhões de jogadores. Já a Sony se mantém numa zona confortável – os jogadores da PlayStation Network chegam a 110 milhões. O que não quer dizer que o Steam não possa vir a alcançá-la nos próximos meses, quando serão lançados seus novos serviços.

Vale lembrar que, em breve, a Valve começará a enviar as 300 unidades para testes beta do Steam Machines. Com o número atual de possíveis inscritos no sorteio das máquinas, cada participante terá 0,0005% de chance de receber uma delas.

Steam OS, Machines e Controller

Três novidades independentes que funcionam juntas, os lançamentos da Valve para o ano que vem devem chegar em pé de igualdade com os consoles da nova geração, ao menos no que tange as configurações. O Steam OS consiste em um sistema operacional baseado em Linux, que poderá ser instalado em qualquer máquina.

Já as Machines serão conjuntos de hardwares em três “tamanhos”, um com configurações mais básicas, porém potentes, outro com configurações equiparáveis às de um console da nova geração, e o terceiro, mais parrudo, para jogador de PC nenhum botar defeito. A ideia é que as peças e as máquinas sejam customizáveis ao gosto do freguês, então vai dar pra instalar nelas os sistemas que você bem entender.

O Controller, por fim, será um joystick bonitão e com um design um tanto diferente, que promete dar uma precisão digna de mouse e teclado nos jogos em que for utilizado.