Nesta quarta-feira, a Lenovo deu mais um passo rumo ao seu plano de ocupar um lugar de destaque no segmento móvel. A companhia anunciou os tablets Yoga 8 e Yoga 10, que chamam a atenção logo de cara por contarem com design inspirado no formato de uma revista dobrada.

Tablet Lenovo Yoga

Além de revista, o Yoga também lembra o teclado sem fio da Apple

Não se trata de uma ideia nova. Anunciado em 2011, o Sony Tablet (outrora chamado de Tablet S) também teve seu desenho baseado em uma revista dobrada. Apesar do argumento da ergonomia, o modelo não vendeu muito bem e o design acabou não sendo aproveitado nos tablets posteriores da Sony.

Mas, no caso dos modelos Yoga, as chances de sucesso parecem maiores porque o formato faz com que a usabilidade dos dispositivos remeta, até certo ponto, aos chamados “laptops conversíveis”, que podem ser dobrados de forma que só a tela fique evidente.

Na prática, isso significa que você pode deixar o Yoga “em pé” (stand mode) ou levemente inclinando em uma mesa (tilt mode) sem precisar de um apoio externo, como uma capa dobrável. O feito se deve ao formato cilíndrico da base do dispositivo, que adequa a distribuição do peso, e ao suporte girável acoplado na parte traseira.

Tablet Yoga no stand mode

Tablet Yoga no stand mode

Segundo a Lenovo, o design também permite ao usuário segurar com mais facilidade o tablet na vertical com um mão (hold mode) enquanto manipula a tela com a outra. O case de alumínio reforça a sensação de estabilidade ao segurá-lo.

Internamente, os tablets Yoga não decepcionam, mas estão longe de impressionar. Ambos os modelos contam com processador quad-core MediaTek MT8125 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, 16 ou 32 GB de storage expansíveis com microSD, câmera traseira de 5 megapixels, câmera frontal de 1,6 megapixel, Wi-Fi, 3G (nenhuma informação sobre LTE) e bateria com autonomia estimada em 18 horas (!). O sistema operacional é o Android 4.2.

Olha, mãe! Só com uma mão!

Olha, mãe! Só com uma mão!

As diferenças entre o Yoga 8 e o Yoga 10 ficam só nas dimensões e no peso. O primeiro, com 401 gramas, tem tela IPS de 8 polegadas com resolução de 1280×800 pixels. No segundo, o peso é de 605 gramas e a tela possui 10 polegadas, mas mantém a resolução.

Nos Estados Unidos, o Yoga 8 e o Yoga 10 custarão a partir de US$ 249 e US$ 299, respectivamente. Pelas especificações, são preços razoáveis até. Pena não haver previsão de lançamento no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson Alecrim
Eu me fiz a mesma pergunta. Este é um ponto fraco do dispositivo. Nesta situação, o jeito é improvisar um suporte no lado oposto ao cilindro ou se contentar com o "tilt mode".
Gabriel Arruda
Quando eu olhei, me veio a cabeça um Magic Trackpad gigante com um LCD (não seria má ideia :D). Gostei, parece interessante mesmo para um tablet pequeno como esse.
Calebe Aires
Perfeito em muitos sentidos, mas planamente sobre a mesa, como se usaria? ( ! )