Panasonic quer transmitir Olimpíada do Rio de Janeiro em 4K

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Então você comprou uma TV 4K novinha por algumas dezenas de milhares de reais e está frustrado por não ter conteúdo em altíssima definição para assistir? Seus problemas estão prestes a acabar: de acordo com a Folha de S.Paulo, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão gravados em 4K.

Não está claro se a Olimpíada será exibida ou apenas gravada em 4K, mas a Panasonic afirma estar em negociação com a Globo para que as imagens em altíssima definição sejam transmitidas, o que impulsionaria as vendas de TVs 4K no país. O Carnaval do Rio foi filmado em 8K, mas só foi possível assistir às belas imagens de 7680×4320 pixels por meio de um protótipo de TV de 85 polegadas que estava na central técnica da Globo.

Foto: Lucas Freitas

Segundo o chefe de marketing da Panasonic nas Olimpíadas, Shunsu Sonoda, a empresa japonesa realizou testes com filmagem em altíssima definição e investe na produção de câmeras capazes de capturar em 4K. Ele diz que “nem todos os televisores poderão receber a transmissão em altíssima definição em 2016”, o que ainda assim é uma afirmação bastante otimista.

Atualmente, há pouquíssimas TVs com resolução 4K à venda no Brasil. Em setembro, a Samsung lançou a S9 Timeless de 85 polegadas com preço sugerido de nada menos que R$ 99.999. A Sony tem um modelo mais acessível (X905), de 55 polegadas, que já pode ser encontrado por cerca de R$ 11 mil nas lojas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados