A Mozilla liberou recentemente o Lightbeam, uma extensão para o navegador Firefox que promete revelar a você quais sites estão monitorando seu histórico de navegação ou rastreando suas atividades online, além de apontar como as conexões entre estes serviços são feitas.

Tida como uma evolução do Mozilla Collusion, a ferramenta oferece três modos de visualização: lista (List), relógio (Clock) e gráfico (Graph). A mais interessante é esta última: cada site aberto no navegador aparece dentro de um círculo; as suas ligações com outros serviços são indicadas com triângulos exibidos ao seu redor.

mozilla_lightbeam_graph

O modo Clock também é bacana, mas requer algum tempo de uso, pois dá uma visão do que acontece na sua navegação de hora em hora, indicando, por exemplo, quais serviços permaneceram te monitorando ao longo do dia.

mozilla_lightbeam_clock

O Lightbeam mostra todas as conexões que o site tem. Assim, se você entrar em uma página que exibe uma “caixinha” do Facebook ou que tenha um código do Google Analytics, por exemplo, nada mais natural que essas informações sejam indicadas pela extensão.

Mas uma olhada mais atenta permite identificar atividades suspeitas ou como serviços estão se utilizando de cookies de outros sites (identificados no modo Graph pela cor roxa) para, por exemplo, exibir anúncios publicitários com base no seu histórico de navegação.

Se por um lado o Lightbeam revela os bastidores da sua navegação, por outro, não permite que você desative qualquer possível “espionagem”. Neste caso, a opção é recorrer às configurações de privacidade do navegador.

Clicando no botão On/Off, no canto superior direito da ferramenta, é possível enviar os resultados de suas análises para os servidores do Lightbeam. Anonimamente, é claro. Estes dados podem ser cruzados com informações de outros usuários para estudos mais criteriosos sobre privacidade na web.

O Lightbeam está disponível na página de add-ons do Firefox, funcionando apenas nas versões para desktop. Depois de instalado, basta clicar no discreto ícone posicionado no canto direito inferior do navegador para acessá-lo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arch
Você espera privacidade no Chrome?
_dann_o
Mozilla: por uma web mais segura :D
Jose Ribeiro Geny
Lógico que não será para empurrar por exemplo um estilo de música como o rock ou programas como o BBB para a população ou mesmo lutas livres, mas para a divulgação dum M. de Assis, J. Amado, Darcy Ribeiro, etc. Como também divulgação de direitos humanos e direito do consumidor. Cabeças pensantes pensando e interagindo com a população, não um bando de acéfalos.
Jose Ribeiro Geny
No caso da inevitável evolução social acoplada a uma visão otimista da realidade pode-se pensar num futuro onde o perfil de cada qual, como já em parte se materializa, seja monitorado quase que completamente, buscando oferecer os melhores subsídios para melhoria de vida.
Alisson Melo
O Google sempre é o grande espião nessa história. Acho que foi por isso que encontrei o Duck Duck go.
Gabriel Rezende Camargo
O Google nunca iria colocar um negocio que iria arruinar o o próprio esquema deles, haha.
Daury Mendes Lima
Gostei.
Edjefferson Lima
Impressionante o quanto somos monitorados! Entrei no Facebook e cliquei no submarino, apareceu uns 10 em somente um clique!
Jair Barreto de Vasconcelos
Programa interessante... Se navegamos em apenas 5% de todo o conteúdo e somos rastreados, imagina se tivessemos acesso à tudo?
Bruno Selva
Isso nada mais é do que o desconnect.me e ainda funciona em todos os browsers
Edi Lopes
muito bom isso. tem pra chrome?