Dentro de uma semana, o isoHunt, um dos mais populares buscadores de torrents da internet, integrará a lista de serviços derrotados pela MPAA (Motion Picture Association of America), aquela associação dos estúdios de Hollywood que há anos tenta combater o download ilegal de filmes e seriados.

A briga até que durou bastante. A ação judicial contra o site está sendo concluída agora, mas foi movida em 2006. Neste período, a defesa do canadense Gary Fung, fundador do isoHunt, argumentou que o site é apenas um “buscador neutro”, que não hospeda ou copia conteúdo de terceiros.

Esta explicação não foi aceita. Para a justiça norte-americana, o site distribui links para material protegido ao mesmo tempo que vende espaço publicitário em suas páginas, muitas vezes alardeando o acesso a produções de grande renome para atrair anunciantes. Na visão do tribunal, esta prática configura um modelo de negócio baseado em conteúdo ilegal.

Gary Fung

Esse aí é o Gary Fung

A defesa respondeu que Fung não insere deliberadamente links no isoHunt e que esta atividade sempre foi executada pelos usuários do serviço. Além disso, o advogado argumentou que, toda vez que foi notificado, Fung removeu o conteúdo que levava a materiais piratas.

Mas não teve jeito. Depois de apelações, recursos e afins, Gary Fung foi condenado a pagar uma indenização de US$ 110 milhões. E olha que o valor pedido inicialmente era de US$ 600 milhões! Mesmo com esta considerável redução, o canadense não tem condições de pagar o montante e, portanto, não sobrou outra opção a não ser fechar o site.

Gary Fung terá sete dias a partir da publicação da decisão para fazê-lo, devendo levar junto outros serviços similaridades de sua responsabilidade. Em seu blog pessoal, o canadense lamentou ver “seu filho” partir depois de 10 anos e meio de existência. Os milhares de usuários do isoHunt também, pode ter certeza.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Braz Moura Locateli
HHUE!!!!
EFG
Eu dúvido. Eles estão tentando isso faz tempos... E quando tiram do ar, geram propaganda gratuita pro TPB e ele volta mais forte que nunca. =p
Ricardo Variso
Podem fachar o isohunt mas NUNCA FECHARAO o maior de todos.... VIDA LONGA AO TORRENT!!!! VIDA LONGA AO THE PIRATEBAY!!!
Paulo Cristiano
Rodrigo Silva bj2.me =D
Lucas Biasin Coelho
Vai deixar saudades...
Rodrigo Silva
Ainda tem o PBay e mais um montão. Mas o que mais senti falta ate agora foi o BJ.
Ernâni Machado Alvarenga
Triste. Qualquer dia desses derrubam o Pirate Bay também.
Geberson Lemes Assis
Que merda... Menos um... =(