Jornalista delator da espionagem sai do Guardian e se une ao eBay para “empreendimento”

Será que vem aí um concorrente do WikiLeaks?

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 horas

O jornalista por trás de possivelmente um dos maiores vazamentos da história – a espionagem praticada pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos – não é mais contratado do jornal inglês The Guardian. Glenn Greenwald anunciou nesta semana sua saída definitiva do jornal, um dos mais importantes do mundo em termos de jornalismo investigativo. Para onde Greenwald vai? Ninguém sabe com certeza, mas já é confirmado que o fundador do eBay vai financiar o novo empreendimento dele.

A notícia veio a público num momento em que aparecem mais denúncias de espionagem. Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e tem um namorado brasileiro, mantém contato com o delator de tudo, o ex-consultor de segurança Edward Snowden. Não por acaso, já foi co-autor de reportagens no Fantástico, da Globo, e no jornal O Globo também. No exterior, recentemente participou de denúncias publicadas pelo New York Times. Ele é o cara da vez no jornalismo mundial.

Glenn Greenwald

O jornalista inglês escreveu no blog dele que foi presenteado com uma “oportunidade única” que nenhum repórter possivelmente poderia recusar. Já o Guardian confirmou a informação, desejou sucesso a Greenwald, mas informou que estava “desapontado” com a decisão dele.

Esteja certo de que as próximas movimentações de Greenwald podem ser bastante interessantes. Eu não duvido que ele decida montar algo como o WikiLeaks de Julian Assange. O propósito de ambos os sites é, em resumo, desnudar as ingerências dos Estados Unidos. Se eles pudessem juntar os trapos em uma só operação, seria ainda melhor.

Dinheiro não faltará porque Pierre Omidyar, fundador do eBay, é um homem muito rico. Ele comentou com jornalistas que foi consultado quando o Washington Post estava à venda. No fim das contas, como sabemos, Jeff Bezos levou a melhor. O fundador da Amazon tirou do próprio bolso algumas centenas de milhões de dólares pelo jornalão americano.

Omidyar ficou chupando os dedos. Pensou em como poderia estruturar uma empresa de mídia do zero com o dinheiro que estava disposto a pagar pelo WaPo. O resultado é o empreendimento com Greenwald.

Algo me diz que os bons ventos estão soprando para os lados do jornalismo investigativo. Aguardemos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados