Início » Arquivos » Jogos » Cross-platform entre Xbox One e PC “faz muito sentido”, segundo o vice-presidente da Microsoft

Cross-platform entre Xbox One e PC “faz muito sentido”, segundo o vice-presidente da Microsoft

Avatar Por

Com as últimas arestas do Windows 8 sendo polidas e a proximidade do lançamento do Xbox One, é natural que a Microsoft seja questionada sobre uma possível interação entre seus dois mais recentes produtos. Segundo Phil Spencer, vice-presidente e criador de confusões oficial da companhia, a conversa entre tais plataformas “faz muito sentido”.

“Este ecossistema conectado entre diferentes aparelhos é definitivamente pra onde eu acho que o futuro dos jogos está indo”, disse Spencer, citando experiências passadas da empresa, que já havia permitido a exploração desse tipo de interação entre plataformas em Shadow Run. “Nós não tivemos um sucesso muito grande no caso, mas aprendemos muito a partir disso”.

Ele continua: “você não precisa fazer isso como um desenvolvedor, mas tem a capacidade e eu acho que um sistema como a Xbox Live, através de todas as telas em que você pode saber onde uma pessoa e seus amigos estão, quais são seus Achievements e suas progressões, é fundamental para isso”.

xbox-one-microsoft

As arquiteturas dos consoles da nova geração se aproximam bastante das encontradas em PCs atuais, o que poderia – em termos – facilitar a conversa entre ambos. Muita gente já encara a opção como natimorta, principalmente por causa das diferenças de latência e precisão dos joysticks versus teclado e mouse, mas nada impede que as empresas desenvolvedoras deem um jeito de diminuí-las. Ou impede?

Spencer disse não poder vazar informações, mas estaria aí uma pista de algo em que a Microsoft viria trabalhando? Certamente seria uma forma de alavancar a popularidade de seu novo console, que já perde nas pesquisas de audiência para o PlayStation 4.

Apesar de, por enquanto, não revelar nada sobre interação entre plataformas, a empresa divulgou há pouco no blog oficial do Windows um comunicado em que diz que as novidades de desenvolvimento do Xbox One poderão ser aproveitadas também no Windows 8.

O texto diz que “com o lançamento do Xbox One, poderemos trazer a última geração do Direct 3D 11 para o console. A API gráfica do Xbox One é o Direct3D 11.x, e seu hardware permite uma funcionalidade plena do Direct 3D11.2”. No entanto, outras APIs gráficas, como OpenGL e a Mantle, não estarão no One.

Já no campo do que interessa aos consumidores finais do console, Larry Hyrb (que você deve conhecer como Major Nelson) e Graeme Boyd, ambos porta-vozes da empresa, lançaram na última segunda feira (14) um vídeo em que mostram as últimas melhorias que estão sendo feitas no sistema de multiplayer do Xbox One.

Na apresentação, dá pra ver um pouco do SmarterMatch, o novo sistema de matchmaking do Xbone, que chega às lojas do Brasil no próximo dia 22 de novembro, e já está em pré-venda por R$ 2.199.

Com informações: Forbes

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas
o teclado pode ser usado sim no xbox (só testei no 360) porém até agora só testei o teclado para mandar mensagem e funfou perfeitamente.. sendo assim não é "impossível".
Vitor Afv
Luís Felipe Sales Arrais Não necessariamente já que o controle padrão pra Windows é o do Xbox 360 (ano que vem o do Xbox One e o DualShock 4 também terá suporte esse ano). Acaba sendo o melhor dos dois mundos.
portela.thiago
Be dê ibagens!!!!
Jorge Henrique
Pra baixo nada. A guerra ainda nem começou rs Deixe a Sony dá seu preço por aqui ;)
Pedro Maich
O problema é que qualquer um pode usar no PC um controle de console, já o contrário é impossível.
Rafael Machado de Souza
Giusepe Lima Chagas os jogos são feitos em dev kits
Yan Gabriel Minário
Desculpe-me, mas eu já estuprei muito mouse-lover com meu joystick.
Giusepe Lima Chagas
Rafael Machado de Souza Cara isso não vaza. TODOS os jogos são feitos com SDK's em PC's. Vc acha que a galera programa nos consoles?
Rafael Machado de Souza
Eduardo Breno quero ver a hora que isso vazar.
Luís Felipe Sales Arrais
Roger Moura Por que ele foi infeliz? Pega um kit de teclado e mouse da razer, por exemplo, coloca nas mãos de um player bom e quero saber quem vai ser o "prozão" de console que vai dar conta, num fps. É muito desigual mesmo. Porém, os consoles levam uma baita vantagem em quase todos os outros gêneros (luta, corrida, esportes...)
Diogo Ramos Gutierre
Roger Moura Na verdade o que ele falou esta correto. Já foi provado.
Eduardo Breno
Existem os SDKs, são kits de desenvolvimentos, onde eles programam os jogos e eles rodam no PC, mas isso tudo tem um custo.
Leo Ferreira
tá tão pra baixo esse xbox one q já tem pre venda em 1800 reais... o problema é q vão inflacionar tudo q puderem no preço do ps4.
Roger Moura
Ai tu foi infeliz, mas blz opinião é sua.
Arlys Souza
Significa que isso EXISTE, mas que eles NUNCA vão liberar para o público final.
Exibir mais comentários