Para garantir que a gente continue de olho na empresa depois das três revelações das últimas semanas, a Valve já falou do hardware das Steam Machines e hoje divulgou um vídeo no qual mostra o Steam Controller em ação e fala um pouco de como usá-lo.

A ideia, óbvio, é utilizar o controle com jogos do Steam, mais precisamente nas Steam Machines.

Acontece que o Steam roda em computadores, então os jogos da plataforma estão adaptados para o uso de teclado e mouse – boa parte deles é jogável com um controle, mas não são todos. No entanto, o Steam Controller tem trackpads customizáveis, que podem assumir uma nova função de acordo com o que o jogador preferir.

No vídeo, são demonstrados trechos de Portal 2, Civilization V, Counter Strike e Papers, Please com o Steam Controller. Com os jogos em primeira pessoa, assistir aos movimentos dos dedos no controle e acompanhar o jogo é bem pouco confuso; surpreendentemente, nos outros dois, que são feitos para jogar no PC, também não parece difícil. E a precisão obtida é realmente admirável – uma ótima notícia para quem é lerdo como eu para mirar com o controle.

Assim como as Steam Machines, o Steam Controller não tem data prevista para lançamento – só ano: 2014. Mas o engenheiro que gravou o vídeo prometeu mais updates em breve, então, se tiver algo específico que você quer ver o controle fazer, é só pedir nos comentários do vídeo e torcer para ser atendido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Santos
Guilherme MacLeod Eu não sou lá um bom jogador de luta, mas peguei gosto por jogar com o analógico. Os comandos que envolvem alguma rotação (clássico meia lua + soco) saem muito mais fácil no analógico mas fica difícil quando tem que apertar direções opostas ou repetidas vezes. Talvez o track pad apresente um caminho intermediário entre o digital e o analógico (precisão e velocidade + fluidez dos comandos) mas só testando pra dizer.
Jaison D. Vieira
Revolucionario!
Henrique Dourado
a valve quer levar a experiencia do mouse e teclado para a sala de estar, jogos de RTS e FPS são tristes no controle tradicional, na verdade nem se joga RTS em controle ja no controle da valve fica muito melhor
Renato Oliveira
Mas LoL não tá disponível na Steam. Você quer dizer que a Valve deveria fazer o controle responder como teclado/mouse para uso geral, e não só nos jogos?
Rafael Oliveira
Bem curioso esse Papers.
Edmilson Junior
Sou um fã de teclado+mouse mas esse controle me encantou!
Guilherme Ramos Lourenço
rts e fps no controle é triste :(
Guilherme MacLeod
acredito que seja até mais fácil jogar
Leonardo Miralles
Quem está habituado com o Xperia play como eu, se sentirá em casa :D
Leandro Dupont Ferreira
quero ver nos jogos de luta, principalmente aqueles jogos que usam e abusam das diagonais em comandos, a-lá tekken, soul calibur, virtua fighter
Deuslirio Junior
EEEEUUU QUEROOO MAAAAAAIS....
Eduardo Sugahara
Poderiam testá-lo com RTS (Warcraft, Age of Empires, Starcraft, Command and COnquer) e MOBAs RTS-based (League of Legends, Heroes of Newearth, Infinite Crisis), afinal esses tipo de jogo tem legiões de fãs. E como necessitam de muitas teclas de atalho, precisarão de uma boa disposição e configuração de teclas.
Allan O Cenobita
Olha aí Vinícius Simão