Início » Arquivos » Ciência » Este é o TALOS, traje de guerra estilo Iron Man do exército dos Estados Unidos

Este é o TALOS, traje de guerra estilo Iron Man do exército dos Estados Unidos

Emerson Alecrim Por

Os Estados Unidos parecem mesmo determinados a complicar a vida de seus inimigos. Nesta semana, as forças armadas especiais do país (USSOCOM) apresentaram mais detalhes do projeto TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit), um traje de guerra capaz de transformar o combatente em um “super-soldado”.

A novidade será capaz de oferecer visão noturna, maior proteção contra rajadas de balas e, graças a uma estrutura hidráulica no exoesqueleto, até mesmo força física adicional. O traje também terá sensores para monitorar os sinais vitais do militar – temperatura, batimentos cardíacos, pressão sanguínea, entre outros – e responder a qualquer anormalidade, fornecendo mais oxigênio ou o medicamento conveniente, por exemplo.

Este controle todo será feito a partir de computadores embutidos no traje, que poderão ficar inclusive responsáveis pelas comunicações do soldado com centrais operacionais e pela emissão de alertas.

Mas não há dúvidas de que a característica mais incrível do TALOS será o seu revestimento. Tendo como base uma tecnologia que está sendo desenvolvida no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a armadura terá em sua composição um material capaz de passar do estado líquido para o sólido em questão de milissegundos mediante estímulo elétrico ou magnético. Na teoria, isso significa que partes do traje serão capazes de se “regenerar” sozinhas instantes após o impacto de uma bala.

O TALOS ainda é um projeto em fase embrionária, mas se vingar, estará assustadoramente perto da armadura do Iron Man. As chances do projeto sair do papel são grandes, é bom ressaltar: a USSOCOM espera que o primeiro protótipo usável apareça dentro dos próximos três anos.

Diante da inevitável comparação, Bill McRaven, o almirante responsável por apresentar o projeto, revelou que a ideia não tem inspiração alguma no personagem, citando inclusive que a armadura não é capaz de voar. A ideia, segundo o militar, surgiu após as mortes de soldados norte-americanos no Afeganistão. Mesmo assim, como não lembrar do velho ditado “a vida imita a arte”?

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danrley Lepri
Olha, não vi lugar algum onde tenha falado que a "armadura" tenha armas. Imagino que a arma será a mesma que sempre usaram (se precisarem). Aliás, como o nome já diz, armadura, é apenas para defesa.
Warlon Junior
Véi... https://www.youtube.com/watch?v=6x59iN4KMz4
maxdiatribe
Voces tao esquecendo uma coisa, o traje tem um exoesqueleto hidráulico! A força multiplicada pelos braços e pernas hidráulicos vão dar sustentação e equilibrio suficientes... parecem ate que não são cientistas pow... kkkkkkk
Rafael Luiz
essa armadura deve sair muito cara, sendo que eles terão que fabrica-la para uma boa parte do país,vocês acham mesmo que o USA vai acabar com sua economia só para deixar os soldado mais seguros? eles não dão nem tanta atenção, digo eles dão atenção sim,mas não tanto para um bom combustível sustentável alternativo para o petróleo imagine para isso,a parada é dinheiro economia e fazer isso é grande escala daria muito errado se realmente isso se torna uma realidade, na minha opinião só existira 5 exemplares ! Quem concordar curte ae !
Caique Ct
Dezenas de cientistas e milhões de dólares sendo investidos em uma ferramenta p matar pessoas com mais eficiência... Que ótimo !
Ramiro Luis Teixeira
Isso me lembrou do político japonês que apresentou um projeto de criar Gundams para o exército japonês, como plataforma de campanha.... americanos, sempre pensando primeiro em guerra...
Matheus H. Santos
é uma armadura sim, tem inclusive este recurso de se auto recuperar
Leandro Glaydson
vai ficar difícil pegar guerra com o EUA. Só jogando bomba atômica agora.
Wescley Patrick Soares
Eu só acredito vendo!
Eduardo Diego
Mesmo que a armadura pudesse resistir aos impactos, ela ainda seria arremessada para trás pela inércia das balas.
Lineu Camargo
mas a do Crysis nao é uma armadura, seria mais um tecido que ele usa, já essa do vídeo e a do homem de ferro é uma armadura mesmo '-'
Kleber Moraes
O herói é quem vence
Vinícius
Ps: isso no colete. Co corpo perfuraria e geraria calor para queimar em volta.
Vinícius
Ã? A arma não precisa ser jogada no chão, basta que a força que a arma emprega na bala seja suficiente pra gerar uma aceleração que possa jogar o cara no chão. A força é da bala no homem, não da arma no homem. A arma é só um meio. E não se absorve impacto, isso não existe, se distribui impacto sobre uma sperfície. E o que jogaria para trás, foi a força da bala suficiente para tirar um corpo da inércia.
João Paulo Souza
TALOS is the true God of man! You've come to hear the word of TALOS!... TALOS the Mighty! TALOS the unerring! TALOS the unassailable!!!! #Skyrim!
Exibir mais comentários