As TVs de plasma receberam várias melhorias nos últimos anos, são melhores que as LCDs em determinados aspectos e ainda são muito desejadas por um grupo de pessoas, mas isso não impediu que elas perdessem mercado. A Panasonic deverá ser a próxima empresa a abandonar a tecnologia: de acordo com a Reuters, a fabricante japonesa deixará de produzir TVs de plasma até março de 2014.

Fontes da Reuters afirmam que a Panasonic fechará sua única fábrica de painéis de plasma no oeste do Japão, o que causará perdas de cerca de 900 milhões de reais. Os centenas de funcionários que trabalham no local deverão ser transferidos para outras unidades da empresa.

panasonic-viera

Esta parece ter sido uma estratégia do presidente Kazuhiro Tsuga para conter os prejuízos da Panasonic, que vem sangrando dinheiro: nos dois últimos anos fiscais, o prejuízo líquido combinado da empresa foi de 33 bilhões de reais. A divisão de televisores da Panasonic foi uma das principais responsáveis pelo resultado, com perdas de 2 bilhões de reais apenas no último ano fiscal.

A próxima aposta da Panasonic em TVs, segundo o The Verge, deverá ser o OLED, que compartilha algumas características do plasma, como o alto nível de contraste e os pretos profundos. Os painéis OLED não têm a péssima fama do plasma, marcado negativamente pelas manchas que apareciam na tela caso uma imagem estática fosse exibida por muito tempo, o tal efeito burn-in, que afetava especialmente antigas TVs de plasma.

Oficialmente, a Panasonic diz que está estudando o que fazer com o negócio de TVs de plasma, mas afirma que nada foi decidido ainda.

Em 2012, as TVs de plasma tiveram baixa participação de mercado: a DisplaySearch afirma que apenas 6% dos televisores vendidos no mundo eram de plasma, contra 87% das TVs de LCD. A indústria japonesa de TVs perdeu mercado depois da ascensão dos coreanos: juntas, as três grandes fabricantes (Sony, Panasonic e Sharp) têm menos de 20% do mercado mundial de TVs. A Samsung responde por 27,7% das receitas, enquanto a LG tem 15%.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rogerio Carlos
triste fim da pana de plasma, tenho uma de 50' ha 4 anos e uma de led da lg e a de plasma da de dez a zero, show de imagem mesmo com alto consumo de energia
Raul Amoretti de Souza
Uma pena, só recomendo plasma!
trovalds
Ultrapassada só se for em matéria de vendas. As plasma evoluíram bastante, só não evoluem mais porque o marketing pesado do LCD deixou o market share delas lá embaixo. E LCD é mais barato de produzir, então as margens de lucro são maiores, obrigando a quem ainda produzia plasma a baixar suas margens pra poder tentar competir no mercado. O que espero é que as OLED arrebatem o mercado. A imagem é muito melhor que qualquer LCD e arriscaria dizer que até mesmo que as de plasma mais modernas.
Tiago César Oliveira
Tenho uma New Plasma da LG há uns 3 anos e gosto bastante da mesma... Mas concordo que a tecnologia é ultrapassada, apesar das vantagens no contraste e tempo de resposta.
Felipe Porto
Uma pena...
Juan Lourenço
É uma pena justo a Panasonic que tinha excelentes TVs de Plasma, a única que me faria cogitar não pegar uma LED. Mas, se as OLEDs vierem com força (e reduzindo preço), ótimo.
Leonardo Domingues
Realmente uma pena, as TV's de Plasma da Pana sempre foram excelente.