Início » Arquivos » Celular » A Nokia deu mais uma facada para matar o Symbian

A Nokia deu mais uma facada para matar o Symbian

Novas versões de aplicativos para Symbian não serão mais aceitas na Nokia Store

Paulo Higa Por

A Nokia já disse que não fabricaria mais smartphones com Symbian, mas agora deu mais um golpe para matar o sistema. É que, a partir do dia 1º de janeiro de 2014, a empresa não vai mais permitir que desenvolvedores enviem novos aplicativos compatíveis com Symbian e MeeGo para a Nokia Store, nem atualizem os aplicativos existentes.

O anúncio foi feito em um email enviado aos desenvolvedores, mas também está disponível no blog da Nokia. Para justificar o fim do suporte ao Symbian e MeeGo, a Nokia diz que está concentrando esforços no Windows Phone e nos celulares Asha, e espera que os antigos desenvolvedores migrem para as novas plataformas.

Nokia 808 PureView: o último com Symbian

Nokia 808 PureView: o último com Symbian

É claro que novos aplicativos para Symbian têm sido raros, mas a impossibilidade de enviar novas versões é um grande problema para a plataforma: isso significa que os desenvolvedores não terão uma maneira fácil para distribuir correções de segurança ou modificações para que eles continuem funcionando – aplicativos que não foram atualizados para a nova API do Twitter deixaram de funcionar, por exemplo.

Mas nem tudo está acabado: a Nokia ainda vai permitir que os usuários baixem aplicativos para Symbian e MeeGo através da loja, e os desenvolvedores continuarão recebendo dinheiro pelas vendas (se houver, é claro). De qualquer forma, não será surpresa se a Nokia resolver fechar de vez a Nokia Store para os antigos sistemas.

Com informações: All About Symbian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Lopes
Nokia Symbians Foreverever ... Nos nossos corações !! <3
Saide Haber
Rapidamente a Nokia esquece os antigos clientes, que adquiriram aparelhos com o sistema Symbian. Nunca mais compro Nokia.
Jorge Adamatti
Meu 520 faz tudo isso aí, menos o que vc falou que meu Defy com Android 2.4 fazia mas tb não faz... Vc já usou um WP8???
Vitor Gabriel
E qual seria o problema de deixar lá? Aliás, no meu Symbian, nem pega mais a Store.
Felipe Ito
Luís Rodrigues, que tal poder anexar qualquer tipo de arquivo ao enviar um e-mail? Ter volume individual para mídia, toque e alertas? Poder personalizar o toque nos contatos? Poder renomear os tipos dos telefones nos contatos (para poder por a operadora de cada número)? Entre tantas outras coisas que são possíveis até mesmo no Android 2.2...
Pedro Felipe
Symbina é liindo de maiss... :/ sou fãn do symbian e vou guarda meu n8 "que ainda não tenho" como lembrança de um passado bom.
Rafael Gazoni
isso porque o sistema é ruim!
Rafael Gazoni
engraçado como a nokia faz bobagens em cima de bobagens!!!!!
rasilca2004
Como é?! Nem atualização de segurança dos desenvolvedores, que deveriam ser exigidos para zelar o sistema e a marca? Só lamento! Abaixo à fidelidade da Nokia.
Alexandro Silva
R.I.P my E71
Helbert Luiz Paulino
Eu não discordo de você não cara. Em algumas coisas, poucas, o symbian era muito melhor que os android's e WP. Algumas opções facilitavam em muito a vida (parecia que o software era mais inteligente... ). Mas no geral, symbian trouxe mto mais dores de cabeça, principalmente em celulares bugados como o maldito N97... Acho uma pena a Nokia ter prejudicado um tanto de usuários que aderiram ao Symbian e MeeGo. Na minha opinião, devido à falta de suporte e descaso ao não atender os usuários que reclamavam de bug's, a Nokia se tornou uma péssima fabricante de celulares. Espero que essa história mude com o WP.. mas até agora vai ser mto difícil tirar a má impressão que eu tive...
Andre Souza
Parabéns, Nokia... resolveu enxotar os usuários e desenvolvedores que mesmo sendo maltratados ainda se mantiveram fiés à marca apesar dos pesares!!! Agora demita seu pessoal, desative todos os seus websites e pode ir feliz para a sua tumba, você mereceu.
Rafael Borba
Como assim cara?! Eu já tive esse Nokia, e hj tenho um D1 tbm, cara vc sente falta da Tela RESISTIVA!? Do cel. travando para acessar a agenda? Da falta de Suporte dos desenvolvedores e fabricante?!
Diego F. Duarte
Luís Rodrigues Provavelmente ele deve se referir a uma barra de notificações e uma tonelada de aplicativos.
Luís Rodrigues
Quais???
Exibir mais comentários