O segundo dos três segredos de Gaben que foram revelados na semana retrasada é o que pode vir a se tornar o aguardado Steam Box. Com o nome de Steam Machines, foi prometido o envio de um beta para 300 sortudos que preenchessem alguns requisitos.

Na época da revelação, a descrição do que são as tais máquinas ainda estava muito no plano das ideias. O que sabemos é que serão computadores diversos com hardware customizável que “farão sentido para você” e que rodarão o também altamente customizável SteamOS, sistema operacional da Valve baseado em Linux.

Enquanto o design das Steam Machines não é revelado, fiquem com uma steam machine de verdade

Enquanto o design das Steam Machines não é revelado, fiquem com uma steam machine de verdade

Hoje, a Valve revelou as especificações dos primeiros protótipos. Não existe uma específica para todos, mas vários componentes diferentes, que podem ser alterados e sofrer upgrades conforme o tester desejar:

  • GPU: Nvidia Titan, GTX780, GTX760 e GTX660
  • CPU: Intel Core i7-4770, i5-4570 e i3
  • RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU) e 3 GB GDDR5 (GPU)
  • Armazenamento: SSHD híbrido de 1TB/8GB
  • Fonte: 450w 80Plus Gold interno
  • Dimensões: aproximadamente 30,4 x 31,4 x 7,3 cm

A Valve também falou sobre o público-alvo das máquinas. Por causa da versatilidade, elas poderão se adaptar ao que o gamer busca, seja uma máquina com desempenho ímpar ou algo mais econômico ou de tamanho reduzido – não neste primeiro momento, mas eventualmente haverá Steam Machines para esse público.

Quanto às imagens, ainda não estão disponíveis porque o design não está finalizado. Mas, assim como no caso do hardware, ele poderá ser totalmente alterado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helder Peres
Essa imagem trollou mais do que qualuer coisa.
Deuslirio Junior
Não vejo muita também se vc já tiver um pc melhor e disposto a por um steam os nele, Tipo PS e Xbox possuem arquiteturas diferentes, então são projetos diferentes na criação dos jogos, com o Steambox uma empresa que deseja fazer jogos para console, pode fazer para pcs que automaticamente pelo menos 1 console já vai rodar, ou seja mais jogos que rodam no seu pc e que vc pode quando quiser jogar em um console, e quem sabe antes dos ps/xbox e não o contrário como acontece hj em dia. QUERO UM!!!! me vê uma camiseta um banner e uns adesivos que ainda faço propaganda.
Carlos Alex
Mauricio Schell e Douglas Teles, errado. A eficiencia das fontes se referem ao desperdicio de energia, e não a energia gerada. Ex: Uma fonte de 450w com eficiencia energetica de 80%, consome cerca de 560w para gerar uma saida de 450w, ou seja, 20% se perde.
trovalds
Porque tem um conjunto de bibliotecas x86 pra isso e os desenvolvedores que não quiserem "perder o bonde" tem que portar seus aplicativos pra elas? Aliás o que tornou isso possível foi o peso E o investimento da Intel na plataforma. E não, não é tão simples quanto parece desenvolver para mais de uma plataforma mesmo estando dentro do mesmo SO. Até mesmo celulares parecidos em configuração sofrem com refinamentos aqui e ali pra poderem rodar "redondo" em quase todos os aparelhos.
Raul Theo
Não estou vendo vantagem em comprar esse Hardware. Por enquanto só vejo vantagem no controle.
Marcoscs
Ainda não entendi muito bem a lógica dessas Steam Machines... Se o Steam hoje está presente até no Linux, se eu posso comprar peças relativamente baratas (lá fora, não aqui) e montar uma máquina parruda para jogar o que eu bem entender e instalar Windows por uma questão de multi tarefas, e se o custo de montar uma máquina muito provavelmente vai ser bem inferior ao custo dessas Steam Machines... Qual o atrativo delas?
Mauricio Schell
Fonte depende mais da eficiencia do que da voltagem. :S
Henrique Dourado
Gwynnbleid ,eu disse que tem fácil porte, e não porte automático ! nada de emulador, eu tinha visto uma matéria onde gabe newell falou isso , só não consigo achar de novo ele !
Douglas Teles
Essa fonte deles é super eficiente, talvez aguente sim
Adriano Brito
Motomagx Noitatsyalp Basta pesquisar um pouco pra saber que não existe necessidade de emulação, na verdade o jogo roda em qualquer aparelho android graças a virtualização. O Android possui uma JVM (Java virtual machine) chamada Dalvik, que interpreta o bitecode do jogo ou aplicação escrito em java. No caso do "Razr I", o aparelho possui a Dalvik compilada para x86, assim o desenvolvedor não precisa se preocupar com a arquitetura.
Leonardo Amaral
Motomagx Noitatsyalp "Para rodar jogos ARM num x86 é fácil através de emulação, temos diversos programas para isso, o mais "portavel" nesse meio é o qemu." Da série "Não conheço a arquitetura do Android e falo merda pelos cotovelos"
Washington Banczynski
eu tenho uma 550w para gtx680 - i5 3470
Fer Schio
Assim como dá pra instalar apps e games do GNU no Android... Curtindo pacas o Left 4 Dead no meu Galaxy 5... Tá serto!
André Silva de Seixas
Acho que não aguenta não. Uso uma GTX 650 TI e pede no mínimo uma fonte de 600w
Fer
"SSHD híbrido", subir pra cima, descer pra baixo... Bom, não sei quais opções mais vão surgir... Porque o "altamente customizável" essas opções não mostram!
Exibir mais comentários