A Boston Dynamics é uma empresa especializada em robótica que ficou bastante conhecida ao projetar o robô quadrúpede BigDog em parceria com a DARPA (Agência de Projetos de Defesa Avançados Americana, em tradução livre). Mas este não é o seu único projeto do tipo. Nesta sexta-feira, a companhia apresentou o WildCat, que consegue ser ainda mais impressionante.

O impressionante WildCat

O incrível WildCat

Este robô é apontado como uma evolução do Cheetah, uma máquina cuja anatomia lembra um felino. Apesar de ser chamado de WildCat (“gato selvagem”), este robô é capaz de trotar, galopar e mudar de direção, lembrando os movimentos de um cavalo, na verdade.

Tudo isso é feito de maneira autônoma, sem auxílio de suportes que o auxiliam a se manter em pé, por exemplo. E o que mais impressiona é que, nos testes feitos em área aberta (mostrados no vídeo abaixo), o WildCat conseguiu alcançar a velocidade de 26 km/h e fazer curvas com pouca desaceleração.

Segundo a Boston, o plano é fazer com que o robô consiga atingir aproximadamente 80 km/h, inclusive em terrenos acidentados. Sim, apesar de já impressionar por seu equilíbrio e velocidade razoável, o WildCat ainda é um projeto em fase inicial. Em uma etapa futura, os engenheiros podem pensar em um fonte de energia elétrica, por exemplo. Ao menos por enquanto, o robô utiliza combustível fóssil.

A princípio, o WildCat está sendo desenvolvido como parte do programa Maximum Mobility and Manipulation (M3), da DARPA, que estuda como robôs podem ter movimentos mais flexíveis e ágeis. Mas é inegável que ele pode ter grande utilidade em atividades militares – já pensou em um exército formado só por robôs?

Mas também é de se pressupor que tecnologias desenvolvidas em projetos como este possam ser empregadas em aparelhos criados para ajudar na locomoção de pessoas com restrição de mobilidade, por exemplo.

É interessante notar que, além de um felino e um canino (o já mencionado BigDog), a Boston Dynamics trabalha também no Atlas e no Petman, robôs bípedes, com aspecto humano. Assim, não estranhe se logo a empresa aparecer com um robô inspirado em um pássaro ou em um peixe.

Este é o Atlas, só que ele ainda não funciona tão bem quanto o Wildcat

Este é o Atlas, só que ele ainda não funciona tão bem quanto o WildCat

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Parente de Oliveira
Se eu vejo isso na rua eu corro muito neguinho....
_dann_o
Real Steel??
portela.thiago
Fiquei impressionado com a fluidez e naturalidade do movimento do robô. Surreal. Ainda não consigo pensar numa utilidade relevante, mas que é bacana isso é.
Edmilson Junior
Isso ainda vai dar muita merda... mas eu quero um! ha ha ha
Josiel Hen
Ri pacas com a grande abelha trotante.
Willy Reis
Malditos robos qnto mais perigosos masi eu quero um kkkkk acho q esse bicho ai vai matar todo mundo enquanto estivermos dormindo ^^
Dalton Sponholz de Oliveira
Acho que você não entendeu algumas coisas... Rodas não sobem escadas, não escalam terrenos pedregosos, atolam em terrenos enlameados, não andam em trechos muito acidentados. Repetir mecanicamente as pernas naturais é um avanço tecnológico gigantesco.
Will Marangoni
Boston Dynamics = Desenvolvedora da Skynet na vida ral
Fabio Spiandorelo
Skynet.
Arthur Santos
Já temos rodas. Próximo!
Gabriel Izaias
Vc nunca viu o PETMAN? É da mesma empresa que fez esse daí. http://www.youtube.com/watch?v=RGZoMPXG0MI
Nicolle Christie
:o
Yuri Tarso
Véi, que medo do futuro disso! Ainda bem que nesse estágio a única coisa que ele pode fazer é te matar de tanto limpar sua orelha com os pezinhos de cotonete. =D
Bruno Di Castro
"(...) já pensou em um exército formado só por robôs?" Isso vai dar uma merda...
Pedro Marques
Isso é bizarro.
Exibir mais comentários