Rumor do dia: imagens sugerem que a Sony está prestes a lançar um Xperia Z1 “mini”, mas com hardware poderoso

Suposto Xperia Z1 f tem Snapdragon 800, 2 GB de RAM e câmera de 20,7 MP

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O Xperia Z1 foi apresentado oficialmente no início de setembro, mas antes disso já havia rumores de que o seu lançamento incluiria uma versão “mini”. Estas imagens publicadas pelo Xperia Blog reforçam esta possibilidade: obtidas de um catálogo japonês, elas descrevem o que seria o Xperia Z1 f, um modelo bastante parecido com o original, só que com dimensões reduzidas.

Esta ideia de versões menores de aparelhos high-end não é novidade: a gente já viu isso com as versões “mini” do Galaxy S III e do Galaxy S4, por exemplo. Só que, ao contrário dos modelos da Samsung, a Sony alterou muito pouco as especificações de hardware do Xperia Z1 f em comparação ao Xperia Z1.

Xperia Z1 e Xperia Z1 f

A câmera de 20,7 megapixels com sensor Exmor RS de 1/2,3, abertura de f/2,0 e lente de 27 mm foi mantida. Não há nenhuma informação em relação ao processador de imagens BIONZ, que promete fotos mais bonitas, mas é bastante provável que este recurso também esteja presente.

O processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz também está no Xperia Z1 f, assim como os 2 GB de memória RAM, a câmera frontal de 2 megapixels e, no que diz respeito à conectividade, 4G, Wi-Fi e Bluetooth, características que não poderiam faltar, na verdade.

Os certificados IP55 e IP58, que garantem ao Xperia Z1 resistência à poeira e à água em profundidades de até 1,5 metro por 30 minutos (um dos principais chamarizes deste smartphone) também não foram deixados de lado no Xperia Z1 f. O sistema operacional, por sua vez, permanece sendo o Android 4.2.2.

As poucas diferenças começam a aparecer no tamanho da tela, obviamente: o Z1 “original” tem display de 5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, enquanto que o Z1 f possui 4,3 polegadas e 1280×720 pixels. É necessário ter ambos os aparelhos em mãos para confirmar, mas eu duvido que esta redução de resolução fará uma diferença gritante.

Vale destacar também que o Xperia Z1 tem bateria de 3.000 mAh, enquanto que no seu irmão menor este componente conta com 2.300 mAh. Outra diferença notória são as opções de armazenamento: o Z1 terá versões com 16 GB e 32 GB, enquanto que o Z1 f se limitará à capacidade de 16 GB.

Xperia Z1 e Xperia Z1 f: especificações

O catálogo que deu origem às imagens supostamente pertence à operadora NTT DoCoMo, o que sugere que o Xperia Z1 f será lançado primeiramente no Japão e com mais opções de cores: preto, branco, rosa e amarelo. Se isso acontecer, fica a torcida para que a Sony o disponibilize também em outros mercados (incluindo o Brasil), afinal, será mais uma opção para a galera que não se dá muito bem com aparelhos de 5 ou mais polegadas (inclusive este que vos escreve).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados