Um grupo de cientistas australianos apresentou ontem um protótipo de carro que freia sozinho quando detecta que o motorista está distraído. O carro “movido a atenção”, que na verdade é um Hyundai i40 modificado, recebe informações de 14 sensores colocados na cabeça do usuário, que monitoram constantemente a atividade cerebral.

carro-freia-sozinho

Os cientistas pediram aos motoristas de teste que executassem tarefas que você talvez já tenha feito alguma uma vez na vida, como usar o celular, beber água, mudar a estação de rádio ou ler um mapa enquanto dirige. O carro freou automaticamente quando o software detectou uma redução na atenção e voltou a acelerar após o motorista ficar mais atento.

Para que a mágica funcione, além de monitorar a atividade cerebral do motorista, os sensores analisam a frequência e duração das piscadas, a inclinação do pescoço e o tempo em que os olhos ficam fixados em um determinado ponto – ao fazer outras tarefas enquanto dirige, como responder a mensagens no celular, esses fatores são afetados.

Esta parece ser uma boa ideia para ser implantada nos carros (isto é, se ela evoluir a ponto de não precisarmos usar um capacete com sensores) e talvez evite alguns acidentes de trânsito, mas não deve chegar tão cedo aos nossos automóveis: por enquanto, os cientistas dizem que a tecnologia não possui objetivo comercial e que a intenção é contribuir com as pesquisas no campo da segurança no trânsito.

Com informações: AFP.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alemão

Seria muito bom se não fosse a pecinha que fica localizada atrás do volante....

Vai chegar a hora que o (a) demente ira trocar de carro, não importa a razão e vai esquecer que esta com um varro BURRO e como acostumou com o veiculo freando a x distancia o (a) demente vai causar um acidente.
Conforme o modelo uma colisão de traseira, conforme o modelo ficar por cima do veiculo da frente, isto se não matar os ocupantes do veiculo da frente.

portela.thiago
A Volvo também faz isso em alguns modelos
Carlos Alex
Mas isso já não existia em carros da Volks?
Edmilson Junior
Um menos problemático é o que freia sozinho quando chega perto demais do carro da frente. Lembro de ver ele até na série White Collar.
Rodrigo Pera Contar
A Mercedes-Benz colocou em seu caminhão o chamado Active Brake Assist, que basicamente é um radar colocado no parachoque do caminhão onde ele detecta a velocidade do veículo da frente e se por um acaso ele ver que a velocidade do caminhão junto com a velocidade do veiculo da frente for de colisão ele freia o veículo, tem video no youtube que mostra isso, é só colocar Mercedes-Benz Safety Truck
Josiel Hen
Penso que tecnologias desse tipo podem apenas ser implantadas a nível universal.
Roberto De Araújo Cruz
O Ford Fusion Titanium já avisa por alarme sonoro em caso de colisão iminente, bem como se estiver no piloto automático, ele freia sozinho para evitar colisões, sem capacete algum.
Gregory Kubya
isso nao da certo.. pq no meio do transito o carro freia pq o cara ficou olhando no retrovisor o cara de tras acelerando, e o carro freia.. ai o acidente ta feito..
Rodolpho Freire
Acho que seria interessante se tivesse em conjunto algo que verificasse se seria necessário parar, para evitar uma parada repentina no meio de uma auto-estrada por exemplo
Jonatas Fernando Moretto
Apesar da ideia ser interessante o "freio repentino" ainda pode causar acidentes, os carros que estão atras pode não ter a "atenção" de freiar também...
Bruno Di Castro
Será que ele também freia quando o motorista entra no "piloto automático"?