Início » Arquivos » Celular » Samsung diz que chip Exynos de 64 bits já está em fase final de desenvolvimento

Samsung diz que chip Exynos de 64 bits já está em fase final de desenvolvimento

Emerson Alecrim Por

O iPhone 5s é o primeiro smartphone do mercado a contar com um processador de 64 bits, mas não demorou muito para a Samsung prometer seguir pelo mesmo caminho. E até que a reação está sendo rápida: em uma entrevista recente a um jornal sul-coreano, um funcionário da Samsung revelou que a empresa já possui um chip Exynos de 64 bits em fase final de desenvolvimento.

Samsung Exynos

O chip fará parte da linha Exynos Octa. Como tal, será composto por quatro núcleos Cortex-A57 de alto desempenho e outros quatro Cortex-A53, que são mais econômicos, embora ainda não se conheça as suas frequências. A tecnologia big.LITTLE, que permite ao sistema alternar entre ambos os conjuntos conforme a necessidade para poupar a bateria, também estará presente.

O novo SoC muito provavelmente contará com suporte à técnica HMP (Heterogeneous Multi-Processing), que permite ao sistema operacional utilizar todos os oito núcleos do processador simultaneamente, tornando-o um octa-core “de verdade”.

A Samsung pretende equipar seus dispositivos móveis high-end com este Exynos, como não poderia deixar de ser. Entre eles está o que deve ser o Galaxy S5, que poderá dar as caras em maio de 2014, se seguirmos os intervalos de apresentação dos modelos antecessores.

Características do futuro Exynos de 64 bits

O mérito do suporte a 64 bits no processador A7 e no futuro Exynos é da ARM, graças às especificações da arquitetura ARMv8 x64, mas a Apple saiu na frente na implementação deste tipo de chip em dispositivos móveis e, portanto, está colhendo as glórias da iniciativa.

Acontece que arquiteturas de 64 bits também abrem espaço para o aproveitamento de maiores quantidades de memória e, desta forma, a Samsung terá a chance de revidar ao ser o primeiro grande fabricante a lançar um smartphone com 4 GB de RAM. Será?

Teremos que esperar para ver, mas do jeito que as coisas estão indo, não estranhe se no “futuro móvel” faltar aplicação para tanto desempenho.

Com informações: Tom’s Hardware

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Matheus
E o s4 dourado? Kkkkkkkkk
Monyque Kawasaki
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/samsung-apresenta-galaxy-s4-dourado/37807
Lucas Sandoval
Paulo Ricardo Guerato Soriano Renan Matheus Guilherme Garcia Lopes Ribeira se inveja matasse hahahahahahaahahahiusdbsaiudb
Coluna Conecte
Não vejo tanta necessidade de um processador de 64bits pra rodar o iOS, pro Android é mais justificado por ser um devorador. Mas é inovação e temos que levar em consideração os avanços tecnológicos
Gabriel Lucas Ribeiro
Patrick Pulchera Fazer é uma coisa. Implementar com sucesso, é outra. Até porque não é só hardware. O SO deve ser escrito para sustentar e tirar proveito de tal arquitetura, coisa que não tenho certeza se o android (hoje) é capaz.
PH Montenegro
Sinto Cheiro de iFag. Amigão, memória nunca é demais. O iPhone é Dual core? SIM! e nem 1 dia a bateria consegue aguentar sem morrer. Se eles fizesse update do processador do iPhone pra quad core, ele ia suar. O iPhone é Dual core, mas e o monte de coisas que ele não tem? A caralhada de limitações dele em relação a vários outros smartphones? O sistema roda liso, OK beleza. Mas e aí? Ele não tem Wacom Digitizer, ele não tem metade das funções que o S4 tem. Além da resolução e tela serem menores. Além do bluetooth só funcionar para Áudio. Além de ter um sistema SUPER HIPER MEGA fechado em relação a desenvolvimento (vc tem que ter um mac pra ser developer, se não nao dá). Sabe porque o iPhone roda tão liso? Porque não tem multi-tasking real. Abre o skype e inicia uma chamada de vídeo e alterna pra o youtube depois volta. As coisas param, a camera para de funcionar só funciona o Áudio. Agora com o iOS 7 o Multitasking ficou pior do que já era. Assim qualquer smarphone de até 512MB de RAM roda lisinho.
Lika
Nah, meu nexus 4 com snapdragon s4 ainda vai rodar todos aplicativos da google play de boas por um bom tempo, não tem pq ter um smart com tanto processamento pra ficar lá encalhado sem uso.
Paulo Stahnke
Tipo o Moto X, que com hardware "ultrapassado" bate de frente com os top do mercado?
Marcio Kleber Torres
O nome deveria ser " back door " ! kkkk
Fabio Pereira
O ARMv8/Cortex A50 é a próxima evolução da arquitetura ARM (pode esperar um Snapdragon com ARMv8 em breve também), e eles nativamente já suportam 64 bits. Com certeza a Samsung já tinha os núcleos na mão faz tempo - ou você acha mesmo que eles projetaram um SoC inteiro, com uma arquitetura totalmente nova, em menos de 1 mês? A questão é que o lançamento da Apple deu um susto na Sammy pra correr com o lançamento e não ficar muito pra trás.
Youssef Souza
Esse processador é uma cilada bino!
@
esse processador vai combinar com o novo S4 dourado!
Marcio Kleber Torres
Prezado Edipo Gonçalves, sua frase está completamente errada:" pra conter a ineficiência do android ", o problema nunca foi do Android, e sim dos fabricantes, que insistem em modificar o Android a ponto de ser necessário que hardware mais potentes para dar conta do recado. Se você utilizar um Nexus, verá que a fluidez, desempenho e outros... é muito superior a dispositivos com hardware mais robusto. Para as grandes fabricantes como a Samsung, que lança um dispositivos a cada 6 meses... é mais interessante investir em hardware do que em software, já que esse ultimo, requer dedicação e tempo, muito tempo. Compre um Nexus e confira o que eu digo !
Luiz Ricardo Silveira
Patrick Pulchera Olha... não querendo falar nada não, mas a Apple é quem "desenha" seus próprios chips. A Samsung entra "só" com a parte grossa, de fabricar ele. Então, a tecnologia NÃO é da Samsung.
Edipo Gonçalves
Patrick Pulchera Cara, vc sabe que a samsung nessa historia so fabrica os processadores ne, fazer o bicho nao da a ela o direto de copiar o design dos chips da apple e nem de nenhuma outra empresa, releia o que eu disse pra vc ver onde eu quero que ela copie, é uma critica construtiva a samsung que esta caindo pro mesmo lado da AMD e por isso a Intel reina no mercado de processadores.
Exibir mais comentários