Lucasfilm mostra como uma tecnologia de Star Wars 1313 pode criar cenas gráficas em tempo real para o cinema

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma demonstração exibida recentemente na Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (BAFTA) mostra como uma tecnologia desenvolvida inicialmente para dar movimentos “reais” aos personagens do jogo Star Wars 1313 (cancelado depois que a Disney fechou os estúdios da LucasArts) pode ser empregada para fazer o mesmo em filmes.

Não que a captura de movimentos via sensores já não tenha sido utilizada antes em produções cinematográficas. A diferença aqui é que a tecnologia da Lucasfilm combina captura de movimentos com os avançados motores gráficos dos games, fazendo com que o dispendioso trabalho de pós-produção digital seja reduzido severamente.

Perceba que a graça toda está justamente em poder gerar o conteúdo gráfico da cena no próprio set de filmagem, em tempo real. No vídeo, é possível ver inclusive os atores trabalhando em um cenário que para eles é imaginário naquele momento, mas que ao mesmo tempo é visualizado via realidade aumentada pela equipe de produção por meio de um tipo de tablet.

Note ainda que a equipe que opera os computadores pode inserir objetos na cena, mudar a roupagem de personagens, adicionar efeitos especiais, ajustar a perspectiva de itens, entre outros, tudo em tempo real, com os atores ali, à sua frente.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, é bom frisar. Mas Kim Libreri, chefe de tecnologia da Lucasfilm, acredita que ideias como esta estarão prontas para uso já na próxima década e trabalharão tão bem o aspecto do tempo real que serão capazes de eliminar o termo “pós” de pós-produção (digital).

Mas é possível que já vejamos o aparato todo em uso a partir do ano que vem, quando começam as filmagens de Star Wars Episódio VII. Quer apostar quanto?

Com informações: The Inquirer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados