Início / Arquivos / Jogos /

Um alemão criou uma gambiarra para que você jogue online com seu Super Nintendo

Renata Persicheto

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Beirando a nova geração em que chegarão PlayStation 4 e Xbox One, com a iminência de um novo console da Valve e tantas outras empresas entrando no ramo dos videogames, a gente quase se esquece da era de ouro, lá atrás, quando o Super Nintendo figurava em 10 de 10 listas para o Papai Noel, certo? Errado.

Mesmo com tanta tecnologia chegando por aí, jogadores “retrô” criaram uma forma de trazer para os tempos atuais seu console mais adorado. E foi com uma gambiarra digna de MacGyver que Michael Fitzmayer, um programador alemão, deu um jeito de conectar o SNES à internet, criando uma espécie de multiplayer virtual para o bichinho.

907470Wikipedia_SNES_PAL

É isso mesmo. Nada de emuladores, você só vai pegar seu console dinossauro e conectá-lo à rede. O SNESoIP, como é chamado o esquema, consiste em um adaptador que captura os dados enviados pelo controle do videogame para o do outro jogador, por meio da internet.

O processo mais detalhado está descrito no arquivo compartilhado no GitHub, onde você também encontra a “receita” de como fazer seu adaptador em casa.

Por se tratar de um projeto Open Source, o SNESoIP pode ser baixado e modificado por qualquer pessoa, sendo completamente gratuito. Mesmo assim, é claro que o desenvolvedor não negará a bem-vinda ajuda de quem quiser colaborar para o aprimoramento do sistema, e está aceitando doações pelo PayPal.

O projeto também aceita interessados no desenvolvimento, e os planos futuros do programador envolvem versões do adaptador para o Gameboy Classic e o Super Gameboy.

Se você ficou com vontade de jogar aquele Super Mario World maroto mas não possui o Super Nintendo por alguma infelicidade do destino, não chore: conheça também o SNES Box, um site que fará os jogos do SNES rodarem aí no seu browser, carecendo única e exclusivamente de que seu computador reproduza Flash. E também permite jogar com amiguinhos pela internet.